Tutorial Game Maker - Como Mirar e atirar com o mouse
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Tutorial Game Maker - Como Mirar e atirar com o mouse
irei ensina-los como fazer a mira com o mouse,com o braço na direção do mouse e ao clicar atirar na direção do mouse,oque torna um game de tiro em 2D bem mais interessante,esse tuto funciona no GM 8.1 pra baixo na versão PRO,você vai precisar de ter os seguintes sprites:spr_player,spr_braço,spr_mira e spr_bala
O sprite braço será um sprite que terá do ombro a mão do seu personagem,a mão tem que estar segurando uma arma,o ponto de Origem desse sprite será no seu ombro
O sprite mira será um sprite que terá um X,como uma mira,o ponto de Origem desse sprite será no seu Centro(Center)
O sprite player terá que ser sem braçoe sem mão também, e no local que seria seu ombro será o ponto de Origem
O sprite bala terá que ser parecido com uma bala,o ponto de Origem desse sprite será no seu Centro(Center)
também terá que criar objetos,eles serão:obj_player,obj_mira,obj_bala e obj_braço
Primeiramente,não modificaremos absolutamente NADA em seu obj_player,modificaremos o obj_braço
New Boy:porque criamos o spr_braço separado do spr_player?
The Wizard:o braço girará de acordo com o mouse,ficaria horrível o braço virado pra frente enquanto estamos atirando na diagonal
mas...girar?...sim girar na direção do mouse,isso pode ser feito com image_angle,no step do obj_braço bote:
aaah não me diga então vamos fazer essa arma atirar,adicione o evento:Mouse Global Left Pressed,e nele bote os seguinte code:
O sprite braço será um sprite que terá do ombro a mão do seu personagem,a mão tem que estar segurando uma arma,o ponto de Origem desse sprite será no seu ombro
O sprite mira será um sprite que terá um X,como uma mira,o ponto de Origem desse sprite será no seu Centro(Center)
O sprite player terá que ser sem braço
O sprite bala terá que ser parecido com uma bala,o ponto de Origem desse sprite será no seu Centro(Center)
também terá que criar objetos,eles serão:obj_player,obj_mira,obj_bala e obj_braço
Primeiramente,não modificaremos absolutamente NADA em seu obj_player,modificaremos o obj_braço
New Boy:porque criamos o spr_braço separado do spr_player?
The Wizard:o braço girará de acordo com o mouse,ficaria horrível o braço virado pra frente enquanto estamos atirando na diagonal
mas...girar?...sim girar na direção do mouse,isso pode ser feito com image_angle,no step do obj_braço bote:
- Código:
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//o angulo desse sprite será voltado a direção do mouse
- Código:
x=obj_player.x//o x desse objeto será o mesmo do obj_player
y=obj_player.y//o y desse objeto será o mesmo do obj_player
- Código:
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//o angulo desse sprite será voltado a direção do mouse
x=obj_player.x//o x desse objeto será o mesmo do obj_player
y=obj_player.y//o y desse objeto será o mesmo do obj_player
- Código:
instance_create(x,y,obj_bala)//vai criar a instancia obj_bala em seu propio x e y
- Código:
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//o angulo desse sprite será voltado a direção do mouse
direction=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//a direção desse objeto será voltado a direção do mouse
speed=10//sua speed(quantidade de pixels andada por step) vai ser 10
- Código:
x=mouse_x//o x desse objeto será o mesmo do mouse
y=mouse_y//o y desse objeto será o mesmo do mouse
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