O que é o Game Maker,interface do Game Maker
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O que é o Game Maker,interface do Game Maker
Descrição:Neste tutorial você saberá o que é o Game Maker.
Bom,como muitas pessoas do fórum não sabem o que é o Game Maker,faço esse tutorial para essas pessoas.
Game Maker (também conhecido como GM) é um motor de jogo proprietário, desenvolvido pela YoYo Games. O motor tem suporte a uma linguagem de script, chamada GML. O Game Maker é escrito em Delphi, motivo pelo qual não tem versões para outros sistemas que não o Microsoft Windows.
O Game Maker pode criar vários tipos de jogos, tais como:
Jogos em 2D (como plataformas, atiradores, etc.);
Jogos em 3D (apesar de não ter tanto suporte);
Jogos para vários jogadores pela internet;
Programas (para criação de arquivos).
Todos os recursos dos jogos são organizados em pastas dentro do programa, que inclui pequenos programas para criar seus recursos, como editores de imagens, sons, scripts e fases. O Game Maker permite ainda salvar os recursos criados para que possam ser usados em outros jogos ou fora do programa e importar ações adicionais para estender as funções do programa.
Funções:
Primeiramente,clique em FILE e depois clique em ADVANCED MODE.
Aparecerá essa tela:
Lá em cima,você verá 9 pastas:
Sprites
Sounds
Backgrounds
Paths
Scripts
Fonts
Time Lines
Objects
Rooms
O que são Sprites?
Sprites são as imagens que indentificam os objetos.
O que são Sounds?
Sounds são os sons que você adiciona no jogo.
O que são Backgrounds?
Backgrounds são os fundos que você adiciona no jogo.
O que são Paths?
Bom,acho que um iniciante no Game Maker não vai prescisar saber isso por enquanto,pois vc irá começar a fazer jogos básicos,certo?
O que são Scripts?
Bom,essa função é a mais avançada do Game Maker,então você poderá aprendê- la mais pra frente!
O que são Fonts?
São as fontes que você adiciona em seu jogo para usar em textos.
O que são Time Lines?
Como essa função é um pouco avançada,acho que um iniciante no Game Maker não prescisa saber por enquanto!
O que são Objects?
Bom,essa é a ferramenta mais importante em seus jogos,pois isso definirá o que acontecerá no jogo.
O que são Rooms?
Rooms são as telas do seu jogo.
Bom,abaixo destas pastas tem as ferramentas auxiliares para seu jogo,são elas:
Game Information
Essa ferramenta serve para você escrever as informações ou instruções do seu jogo.
Global Game Settings
Nesta ferramenta você podera definir a resolução,Full Screen Mode,a barra de loading,o ícone do seu jogo,etc.
Extension Packcages
São as extensões que você poderá colocar em seu jogo para obter mais ferramentas,como essa ferramenta não é muito necessária,acho que um iniciante no Game Maker não prescisa saber por enquanto!
Bom,eu acho que já deu para ter uma noção do que é o Game Maker,então tratem de estudá-lo bastante!
CREDITOS:
makeriniciante, por fazer o tutorial.
Bom,como muitas pessoas do fórum não sabem o que é o Game Maker,faço esse tutorial para essas pessoas.
O que é o Game Maker?
Game Maker (também conhecido como GM) é um motor de jogo proprietário, desenvolvido pela YoYo Games. O motor tem suporte a uma linguagem de script, chamada GML. O Game Maker é escrito em Delphi, motivo pelo qual não tem versões para outros sistemas que não o Microsoft Windows.
Características
O Game Maker pode criar vários tipos de jogos, tais como:
Jogos em 2D (como plataformas, atiradores, etc.);
Jogos em 3D (apesar de não ter tanto suporte);
Jogos para vários jogadores pela internet;
Programas (para criação de arquivos).
Todos os recursos dos jogos são organizados em pastas dentro do programa, que inclui pequenos programas para criar seus recursos, como editores de imagens, sons, scripts e fases. O Game Maker permite ainda salvar os recursos criados para que possam ser usados em outros jogos ou fora do programa e importar ações adicionais para estender as funções do programa.
Funções:
Primeiramente,clique em FILE e depois clique em ADVANCED MODE.
Aparecerá essa tela:
- Spoiler:
Lá em cima,você verá 9 pastas:
Sprites
Sounds
Backgrounds
Paths
Scripts
Fonts
Time Lines
Objects
Rooms
O que são Sprites?
Sprites são as imagens que indentificam os objetos.
O que são Sounds?
Sounds são os sons que você adiciona no jogo.
O que são Backgrounds?
Backgrounds são os fundos que você adiciona no jogo.
O que são Paths?
Bom,acho que um iniciante no Game Maker não vai prescisar saber isso por enquanto,pois vc irá começar a fazer jogos básicos,certo?
O que são Scripts?
Bom,essa função é a mais avançada do Game Maker,então você poderá aprendê- la mais pra frente!
O que são Fonts?
São as fontes que você adiciona em seu jogo para usar em textos.
O que são Time Lines?
Como essa função é um pouco avançada,acho que um iniciante no Game Maker não prescisa saber por enquanto!
O que são Objects?
Bom,essa é a ferramenta mais importante em seus jogos,pois isso definirá o que acontecerá no jogo.
O que são Rooms?
Rooms são as telas do seu jogo.
Bom,abaixo destas pastas tem as ferramentas auxiliares para seu jogo,são elas:
Game Information
Essa ferramenta serve para você escrever as informações ou instruções do seu jogo.
Global Game Settings
Nesta ferramenta você podera definir a resolução,Full Screen Mode,a barra de loading,o ícone do seu jogo,etc.
Extension Packcages
São as extensões que você poderá colocar em seu jogo para obter mais ferramentas,como essa ferramenta não é muito necessária,acho que um iniciante no Game Maker não prescisa saber por enquanto!
Bom,eu acho que já deu para ter uma noção do que é o Game Maker,então tratem de estudá-lo bastante!
CREDITOS:
makeriniciante, por fazer o tutorial.
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