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Tutorial Game Maker -Velocímetro

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Tutorial Game Maker -Velocímetro Empty Tutorial Game Maker -Velocímetro

Mensagem por Guga Games Sáb maio 12, 2012 12:17 pm

então,hoje vamos fazer um velocímetro,que é um instrumento que mostra a velocidade atual de um objeto,usaremos principalmente a função speed,que é o número de pixels que é andado por step,faremos parecido com os dos carros atuais,usando o Game Maker 8.0 pro ou lite,teremos que criar duas sprites:
spr_vel:
Tutorial Game Maker -Velocímetro Sprvel
Obs:não se esqueça de botar a origem do sprite no centro apertando Center ,caso queria usar os sprites desse tutorial terá que incluir os devidos créditos
spr_ponteiro:
Tutorial Game Maker -Velocímetro Sprponteiro
Obs:marque a origem do sprite no local que está o X

agora,crie dois objetos:obj_vel e obj_ponteiro ,todo objeto tem uma var chamada speed ,como já disse é o número de pixels que é andado por step,ou seja essa var sempre vai mostrar isso(a não ser que ele esteja parado),então...vamos fazer o obj_ponteiro reconhecer essa variavél?no step do obj_ponteiro:
Código:
image_angle=obj_personagem.speed//o angulo da imagem vai ser igual a velocidade do obj_personagem
mas caso tenha o game maker lite bote no step do obj_ponteiro:
Código:
image_index=obj_personagem.speed//o angulo da imagem(no caso o numero frames) vai ser igual a velocidade do obj_personagem
e para dar efeito de giro crie 360 frames de seu ponteiro girando
New Boy:aah o ponteiro não está alinhado
The Wizard:isso acontece pois o x do ponteiro não está alinhado ao x do velocimetro ,nem o y

para concertar isso,bote no create do obj_velocimetro pegue esse ícone: :action_create: ,e arraste para o create, bote para criar o obj_ponteiro em x=0 e y=0 RELATIVE,se não botar relative ele aparece lá no canto da tela,aah provalvemente durante o gameplay de seu jogo você vai usar views,e só botando oque foi feito até agora o velocimetro não acompanha a view.como fazer isso?será se existe uma var para indicar o x relativo a view e o y relativo a view?...view_xview e view_yview resolve isso,no step do obj_vel bote:
Código:
x=view_xview+posiçãox//troque posição x pela posição que você quer que ele fique em relação view
y=view_yview+posiçãoy//troque posição y pela posição que você quer que ele fique em relação view
mas agora vamos fazer o ponteiro seguir o velocimetro ,no step do ponteiro:
Código:
x=obj_vel.x//o seu x vai ser igual ao x do obj_vel
y=obj_vel.y
então manolos,gostaram esse tuto está aberto a sugestões afro
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