Tutorial de Online Maker [finalmente]
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Tutorial de Online Maker [finalmente]
Baseado em outro tuto, mas adaptado para o Online Maker
Introdução
Bem vindos a primeira aula de online maker /o/
Para entender a aula, você precisa:
-Noção Básica de Script
-Saber Pelo Menos “Interpretar” um script
-Ter o Online Maker
Como Funciona o Modulo Network e Conceitos Básicos
O modulo network é o responsavel pelo envio, ligação e etc dos dados dos jogos online, tem os personagens, sistema, é como a essencia do online maker
-WTF! Não Entendi Nada!!!.
Calma Irei Explicar desde o Começo.
O Servidor do Online Maker, assim como o do netplay Funciona da Seguinte Foma:
Tirando o Caso do SQL,web e Mail, Ele faz o seguinte:
Cliente -> Manda Dados Para o Servidor, assim como recebe os dados que outro cliente envia ao servidor
Servidor -> Lê os Dados, Interpreta-os e reenvia os Dados interpretados para o Cliente
Cliente -> Recebe o dado interpretado e o Executa.
Agora que Você já sabe como funciona vamos para a segunda parte:
Os Sockets.
Um socket(ou soquete) é um ou representa uma única conexão entre duas aplicações. O Socket normalmente existe entre os dois computadores, mas também podem ser criadas entre programas no mesmo computador, como um server que fica num computador ao mesmo tempo que o client roda. O mais importante é que são capazes de dois sockets tráfegarem, o que significa que eles podem receber e enviar dados [mas é o programa que irá ler ou enviar].
Em Ruby, há um lote padrão de classes para Sockets. A mãe de todas é a IO classe. Filhas da BasicSocket, Socket e UnixSocket. Filhas de BasicSocket é IPSocket e Filhas de IPSocket são TCPSocket e UDPSocket. E Finalmente filhas de TCPSocket são TCPServer e SOCKSSocket.
O que irá nos Importar é somente o Online Maker e o NetPlay então o próximo passo será ver o conceito de:
Protocolo TCP/IP
Este é o nome de um grupo de protocolos de rede, também conhecida como Internet Protocol Suite. Na Wikipedia é possível encontrar uma análise detalhada e também uma boa explicação do conceito, a ideia, e coisas como as camadas. Não é muito importante, mas divertido de se saber.
Saindo um Pouco da Teoria:
Finalmente o Modulo Network
Agora que você já entende alguns conceitos, o Modulo Network é basicamente o Código que irá Manusear Dados de conexão.
Suas Sintaxes São usadas da Seguinte Forma:
Esta é a forma de fazer o Modulo Network Enviar Dados No Qual, agora o importante é ver este Exemplo:
Cliente: Envia o Socket com os Dados
Servidor: Interpreta e reenvia
(Veremos Sobre Servidor e suas funções em aulas futuras)
Client: Recebe o dado interpretado do servidor e o executa
Conserteza se você tem noção de script ou sabe interpretar, vai ver que este exemplo faz sentido, e já terá uma noção de como funciona.
Introdução
Bem vindos a primeira aula de online maker /o/
Para entender a aula, você precisa:
-Noção Básica de Script
-Saber Pelo Menos “Interpretar” um script
-Ter o Online Maker
Como Funciona o Modulo Network e Conceitos Básicos
O modulo network é o responsavel pelo envio, ligação e etc dos dados dos jogos online, tem os personagens, sistema, é como a essencia do online maker
-WTF! Não Entendi Nada!!!.
Calma Irei Explicar desde o Começo.
O Servidor do Online Maker, assim como o do netplay Funciona da Seguinte Foma:
Tirando o Caso do SQL,web e Mail, Ele faz o seguinte:
Cliente -> Manda Dados Para o Servidor, assim como recebe os dados que outro cliente envia ao servidor
Servidor -> Lê os Dados, Interpreta-os e reenvia os Dados interpretados para o Cliente
Cliente -> Recebe o dado interpretado e o Executa.
Agora que Você já sabe como funciona vamos para a segunda parte:
Os Sockets.
Um socket(ou soquete) é um ou representa uma única conexão entre duas aplicações. O Socket normalmente existe entre os dois computadores, mas também podem ser criadas entre programas no mesmo computador, como um server que fica num computador ao mesmo tempo que o client roda. O mais importante é que são capazes de dois sockets tráfegarem, o que significa que eles podem receber e enviar dados [mas é o programa que irá ler ou enviar].
Em Ruby, há um lote padrão de classes para Sockets. A mãe de todas é a IO classe. Filhas da BasicSocket, Socket e UnixSocket. Filhas de BasicSocket é IPSocket e Filhas de IPSocket são TCPSocket e UDPSocket. E Finalmente filhas de TCPSocket são TCPServer e SOCKSSocket.
O que irá nos Importar é somente o Online Maker e o NetPlay então o próximo passo será ver o conceito de:
Protocolo TCP/IP
Este é o nome de um grupo de protocolos de rede, também conhecida como Internet Protocol Suite. Na Wikipedia é possível encontrar uma análise detalhada e também uma boa explicação do conceito, a ideia, e coisas como as camadas. Não é muito importante, mas divertido de se saber.
Saindo um Pouco da Teoria:
Finalmente o Modulo Network
Agora que você já entende alguns conceitos, o Modulo Network é basicamente o Código que irá Manusear Dados de conexão.
Suas Sintaxes São usadas da Seguinte Forma:
- Código:
Network::Main.socket.send("<Tipo>Seus Dados.</tipo>")
- Código:
Module Network
attr_accessor :socket
class main
Função @socket.send
Esta é a forma de fazer o Modulo Network Enviar Dados No Qual, agora o importante é ver este Exemplo:
Cliente: Envia o Socket com os Dados
- Código:
Network::Main.socket.send("<chat>Olá! Estou Mandando Uma Mensagem para o Chat.</chat>")
Servidor: Interpreta e reenvia
- Código:
--------------------------------
-- CHAT --
--------------------------------
if cmd == "<chat>" then
do NP():SendToAll(data) end
(Veremos Sobre Servidor e suas funções em aulas futuras)
Client: Recebe o dado interpretado do servidor e o executa
- Código:
# Chat Recieval
when /<chat>(.*)<\/chat>/
$game_temp.chat_log.push($1.to_s)
$game_temp.chat_refresh = true
return true
Conserteza se você tem noção de script ou sabe interpretar, vai ver que este exemplo faz sentido, e já terá uma noção de como funciona.
Última edição por PedR0 em Qua Ago 05, 2009 11:49 am, editado 2 vez(es)
Re: Tutorial de Online Maker [finalmente]
nossa é meio dificil mas da pra tentar colocar né!!
Alisson bad- Membro
- Mensagens : 373
Fama : 12
Re: Tutorial de Online Maker [finalmente]
na verdade esse tutorial é só pra saber a base e oq pode ser mudado e oq naum pode
mais vc naum precisa ter lido isso pra fz game online com o OnMaker
mais vc naum precisa ter lido isso pra fz game online com o OnMaker
Re: Tutorial de Online Maker [finalmente]
a sim ta bom q bom!!
Alisson bad- Membro
- Mensagens : 373
Fama : 12
Re: Tutorial de Online Maker [finalmente]
daki a poko tempo eu vo posta mais um tuto.
se algum quiser postar já, pode ir em http://orkutwakn.blogspot.com (por enqto ta na página inicial), eu estou autorizando.Só me envie por PM o aviso, pra mim não posta repitido
se algum quiser postar já, pode ir em http://orkutwakn.blogspot.com (por enqto ta na página inicial), eu estou autorizando.Só me envie por PM o aviso, pra mim não posta repitido
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