Fazendo o inimigo se movimentar
2 participantes
Página 1 de 1
Fazendo o inimigo se movimentar
Fazendo o inimigo se movimentar
tutorial feito por X-games
1° Vá em Objects e dê dois cliques no objeto do monstro.
2° Vá em Add Event > Create.
3° Vá em move fixed e arraste para dentro do Actions.
4° Cofigure como está na imagem abaixo.
5° Vá em main1 e arraste o chang sprite para dentro das actions.
6° Configure como está na imagem abaixo.
7° Vá novamente em Add Event e vá em Step vai abrir uma caixa e coloque Step denovo.
8° Vá em Control e arraste o Check Gride para dentro das Actions.
9° Configure assim:
10° Vá em Resources e opine por Creat Scrip.
e cole isso:
- Código:
// This script adapts the direction of the monster
// when it comes at a possible crossing
{
if (hspeed == 0)
{
if (random(3)<1 && place_free(x-4,y))
{ hspeed = -4; vspeed = 0;}
if (random(3)<1 && place_free(x+4,y))
{ hspeed = 4; vspeed = 0;}
}
else
{
if (random(3)<1 && place_free(x,y-4))
{ hspeed = 0; vspeed = -4;}
if (random(3)<1 && place_free(x,y+4))
{ hspeed = 0; vspeed = 4;}
}
}
Agora mude o nome para adapt_direction no canto superior direito e aperte no (V) verde que tem no canto superior esquerdo.
11° Vá em Execulte Scripe e arraste para as Actions e configure como a imagem abaixo.
12° Vá em Add Event e coloque Step e End Step
13° Ainda na aba Controls em Variables tem três ícones com o nove VAR.
Essa parte é complicada portanto preste um pouco mais de atenção.
Vamos dar os nomes dos ícones de (1 2 3).
-Arraste o ícone 2 para as Actions, na jalena... Variables você coloca: direction, Value: 0, Operation: Equal to e dê OK.
-Arraste o ícone 1 para as Actions, na janela... Variables: image_index, Value: 2 e dê Ok.
-Arraste o ícone 2 para as Actions, na janela... Variables: direction, Value: 90, Operation: Equal to e dê Ok.
-Arraste o ícone 1 para as Actions, na janela... Variables: image_index, Value: 3 e dê Ok.
-Arraste o ícone 2 para as Actions, na janela... Variables: direction, Value: 180, Operation: Equal to, e dê Ok.
-Arraste o ícone 1 para as Actions, na janela... Variables: image_index, Value: 0, e dê Ok.
-Arraste o ícone 2 para as Actions, na janela... Variables: direction, Value: 270, Operation: Equal to, e dê Ok.
-Arraste o ícone 1 para as Actions, na janela... Variables: image_index, Value: 1, e dê Ok.
14° vá em Add Event > Collision > Crie uma colisão com as paredes da room [(paredes) são as sprites que representam uma parede observe as bordas da imagem abaixo].
15° Coloque nas Actions oque pede a imagem.
16° Vá na aba de Control > Code, arraste o Excult Scrip e coloque o scrip que você copiou na 10° parte que se chama adapt_direction.
17° Vá em Add Event e clique em Otther e OutSid Room.
18° Va na aba de Move e arraste o Wrap Screen para as Actions.
Pronto seus monstros ja estão se movendo.
Tutorial: Como fazer os monstros se mecherem
Dificuldade: Intermédiário (Expliquei direitinho, um novato faz!)
Autor: Allison - X-Games
Re: Fazendo o inimigo se movimentar
Ficou bem explicadinho
Dá pra ver que Game Maker é quase igual a RPG Maker: é só querer aprender que dá certo ;D
+ Fama, camarada
Dá pra ver que Game Maker é quase igual a RPG Maker: é só querer aprender que dá certo ;D
+ Fama, camarada
Tópicos semelhantes
» Fazendo a Master Maker Creser!
» Fazendo jogos inteiros originais e SEUS.
» [Tutorial de TGF]Fazendo um jogo de plataforma basico
» [RMVX e XP]Tutorial Fazendo sua propria HUD em HD(High Detailed)
» Fazendo um Hack para seu jogo (qualquer maker)
» Fazendo jogos inteiros originais e SEUS.
» [Tutorial de TGF]Fazendo um jogo de plataforma basico
» [RMVX e XP]Tutorial Fazendo sua propria HUD em HD(High Detailed)
» Fazendo um Hack para seu jogo (qualquer maker)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos