Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!
Brasil G4mes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[RMVX e XP]Tutorial Fazendo sua propria HUD em HD(High Detailed)

3 participantes

Ir para baixo

[RMVX e XP]Tutorial Fazendo sua propria HUD em HD(High Detailed) Empty [RMVX e XP]Tutorial Fazendo sua propria HUD em HD(High Detailed)

Mensagem por Convidad Ter maio 26, 2009 9:30 pm

Bem-vindo pessoal ao Tuto de Como fazer sua HUD!
Aqui vão algumas informações dele.

Dificuldade 8/10
Programas usados:Photoshop CS3 e Paint

---Índice---
1.0 > Comparação.
2.0 > Como faser que os ícones se alinhem?
2.1 > Alinhando Ícones.
3.0 > Enfeitando a sua HUD.
3.1 > Dicas de bons efeitos em Filtro para serem usados.
4.0 > HUD - A Mão Esquerda e Direita
4.2 > HUD - Profissionalismo na mão esquerda e Direita
5.0 > Créditos

1.0
===COMPARAÇÃO===
Observe esta imagem,e qual você acha melhor?

Bolas do Paint:

Spoiler:

Bolas luminosas:

Spoiler:

Bem,vejamos que na imagem "Bolas do Paint",
necessárimente o sujeito se recorreu a o Paint,e na imagem "Bolas Luminosas" o sujeito mais esperto recorreu-se a o Photoshop.
Conseguimos ver que há pouca diferença,mas há um pouco de profissionalismo na segunda imagem,mas também não é tão boa.

2.0
===Como faser que os ícones se alinhem?===
Aqui é um dos problemas mais graves das HUDs:
Ícones desalihados.
Muitas pessoas fasem seus próprios HUDs,de um jeito diferente,em que os ícones do RPG não ficam no lugar certo da HUD,por exemplo,uma Skill fica fora do 1,ou fica meio torto,mas nesta parte,explica direitinho o precesso de alinhação de Ícones.

2.1
___Alinhando Ícones___
Primeiramente,você deverá abrir a pasta do seu projeto,abrir a pasta Graphics e depois a pasta que contém a sua HUD(veja o nome da pasta da sua HUD no seu Script).Clique com o botão direito sobre o ícone da sua HUD e selecione Abrir com...Photoshop CS3.

Spoiler:

Logo após que você abre a HUD do seu jogo no photoshop,pegue a ferramenta lupa e ajuste o zoom a o tamanho da tela.

Spoiler:

Feito isso,amplie o zoom mais ainda,não o máximo,mas até ficar de bom tamanho para editar CADA quadriculado.
Na imagem a seguir,já preenchi o quadrado 1 de branco e escrevi mau-feito um "1" nele.Fassa isso com todos os outros(somente de 1 a 8 ou de 1 a 9).Na sua montagem,não será necessário colocar os números,pois coloquei só para não me perder.

Spoiler:

3.0
===Enfeitando a sua HUD===
Terminando de pintar os 8 quadriculados de branco(ou 9),selecione cada quadrado branco e faça um efeito qualquer do photoshop,mas que caiba numa caixa pequena e fque aparecendo por inteiro(como o efeito Nuvens,irá aparecer um quadrado cinza se estiver com as cores Preto e Branco).Um desses efeitos que pode ser uma ótima escolha seria o efeito de Iluminação.Neste caso,usarei o efeito de VENTO em RAJADA.
Terminando de pintar todos os quadrados de branco,ou qualquer outra cor escolida por você,colocando os números na forma que quiser e na cor que quiser,e colocar os efeitos,no meu caso ficaria assim:

Spoiler:

3.1
___Dicas de bons efeitos em Filtro para serem usados___

Irei cita-los em lista nesta escala:
Ótimo
Muito bom
Bom
Razoável
Ruim
Muito ruim
Péssimo

Falarei somente a fileira do Acabamento,porque todos são Bons e Muito Bons
-Acabamento-
Efeitos de Iluminação(Ótimo)
Fibras(Bom)
Nuvens(Ruim)
Nuvens por Diferença(Ruim)
Reflexo em Flash(Razoável-Bom)

4.0
===HUD - A Mão Esquerda e Direita===
Sobrou a fazer apenas 2 quadrados,mas oque são eles?Esses dois quadrados restantes representam oque o seu Char está nas mão.Representando a mão direita,o quadrado da esquerda,e representando a mão esquerda,o quadrado da direita.
Vamos fazer que nem oque fizemos nos outros quadrados,pintar de branco.Pintando eles,passaremos para a proxima etapa.

4.1
___HUD - Profissionalismo na mão esquerda e na mão direita___

Usando a área de branco neste quadrado,selecione SOMENTE A ÁREA BRANCA e recorte-a fasendo uma nova camada somente deste.Nesta nova camada que acabamos de criar,uma excelente opção seria usar as Opções de Mesclagem,que daria um excelente efeito de Degradê ou até metálicas.Ainda dentro desta camada fassa a letra "s" e na mão da direita,colocaremos a letra "a"(o seu script de HUD fala qual é o botão que pressiona para ativar a ação da mão esquerda,então coloque a letra daquele botão).No "S" e o "A",você poderá usar as Opções de Mesclagem novamente para fazer texturas,degradês,contornos e etc...Após isso irá ficar parecido com o meu,que eu cheguei muito perto com o Zoom(no meu caso,eu só fiz a mão esquerda,normalmente,o quadrado da mão esquerda e da direita são iguais).:

Spoiler:

5.0
===Créditos===
O único crédito que vai,é a mim por faser o tutorial e de ter vontade de fazer.

Última edição por Pinish em Ter maio 26, 2009 9:38 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : corrigir erros ortograficos)

Convidad
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

[RMVX e XP]Tutorial Fazendo sua propria HUD em HD(High Detailed) Empty Re: [RMVX e XP]Tutorial Fazendo sua propria HUD em HD(High Detailed)

Mensagem por VictorBG4 Ter maio 26, 2009 9:44 pm

Po realmente muito legal! Parabéns, mais um pontinho de fama Smile
VictorBG4
VictorBG4
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 1807
Fama Fama : 198

http://www.brasilg4mes.com

[RMVX e XP]Tutorial Fazendo sua propria HUD em HD(High Detailed) Empty Re: [RMVX e XP]Tutorial Fazendo sua propria HUD em HD(High Detailed)

Mensagem por Convidad Ter maio 26, 2009 9:46 pm

^^
Obrigadãw

Ralei mto cara...to aki fazendo essi tuto deis das 20:00

Convidad
Convidado

Mensagem por Moskito Ter maio 26, 2009 10:00 pm

Ótimo Tutorial ! ( E bastante paciência ! )
Provavelmente vai ajudar muitos aqui no Forúm !
Moskito
Moskito
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 36
Fama Fama : 2

Mensagem por Convidad Ter maio 26, 2009 10:49 pm

^^

Valeu mesmo,agora eu acredito que quando minha mae fala
Quanto + esforço,maior resultado!

Convidad
Convidado

Mensagem por RoBerto Qua maio 27, 2009 9:10 am

aí sim pinish, antes eu tava tendo q pegar huds por scripts, mas agora q vc ensinou a fazer eu bou tentar, parabéns e rep up
RoBerto
RoBerto
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 1381
Fama Fama : 98

http://www.sleopand.blogspot.com

Mensagem por Convidad Qua maio 27, 2009 2:40 pm

Valeu ae Dash

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo