[Tutorial]Criando um Jogo de Plataforma by makeriniciante
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[Tutorial]Criando um Jogo de Plataforma by makeriniciante
Nome: Criando um Jogo de Plataforma by makeriniciante
Descrição: À pedido de um membro desse fórum, criei esse tutorial para quem quiser aprender o básico de como criar um jogo de plataforma.
Bom,primeiramente crie 2 sprites, um para usarmos no player e outro para o bloco. Chame-os da seguinte forma:
spr_player
spr_bloco
Feito isso, crie dois objeto,um para o player e outro para o bloco. Chame-os da seguinte forma:
obj_player
obj_bloco
O.B.S.: No obj_bloco marque a opção solid.
Bom,agora vamos por a mão na massa. Vamos programar!
No obj_player,coloque esse código no evento Step:
Agora no evento Collisio With: obj_bloco coloque esse código:
Bom, espero que tenham entendido!
Agora tratem de estudar bastante!
O.B.S.: Esse é o meu primeiro tutorial de jogos de plataforma! :-D
Até!
Descrição: À pedido de um membro desse fórum, criei esse tutorial para quem quiser aprender o básico de como criar um jogo de plataforma.
Iniciando
Bom,primeiramente crie 2 sprites, um para usarmos no player e outro para o bloco. Chame-os da seguinte forma:
spr_player
spr_bloco
Feito isso, crie dois objeto,um para o player e outro para o bloco. Chame-os da seguinte forma:
obj_player
obj_bloco
O.B.S.: No obj_bloco marque a opção solid.
Bom,agora vamos por a mão na massa. Vamos programar!
No obj_player,coloque esse código no evento Step:
- Código:
if place_free(x,y+1) //Se caso o obj_player estiver livre de colisões 1 pixel de distância abaixo
{
gravity = true //A gravidade é ativada
}
else //Se caso isto não ocorrer
{
gravity = false //A gravidade é desativada
}
if keyboard_check(vk_left) //Se caso a tecla das setas direcionais esquerda for pressionada
{
x-=4 //O obj_player move 4 pixels à esquerda
}
if keyboard_check(vk_right) //Se caso a tecla das setas direcionais direita for pressionada
{
x+=4 //O obj_player move 4 pixels à direita
}
if keyboard_check(vk_up) //Se caso a tecla das setas direcionais cima for pressionada
{
if not place_free(x,y+1) //Se caso o obj_player não estiver livre de colisões 1 pixel de distância abaixo
{
vspeed -=12 //O obj_player sobre em uma velocidade de valor 12 para cima
}
}
Agora no evento Collisio With: obj_bloco coloque esse código:
- Código:
move_contact_solid(direction,12) //O obj_player move em contato com o chão
speed = 0 //E a velocidade será 0
Bom, espero que tenham entendido!
Agora tratem de estudar bastante!
O.B.S.: Esse é o meu primeiro tutorial de jogos de plataforma! :-D
Até!
makeriniciante- Membro
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