Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!
Brasil G4mes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criando um Jogo Básico no Game Maker.

Ir para baixo

Criando um Jogo Básico no Game Maker. Empty Criando um Jogo Básico no Game Maker.

Mensagem por FranMAD Sex Set 03, 2010 11:15 pm

Nome:Criando um Jogo Básico no Game Maker.
Descrição:Neste tutorial,você aprenderá a fazer um jogo básico no game maker.

Começando:

Primeiro,crie 8 sprites para o player:

spr_player_dir
spr_player_esq
spr_player_cima
spr_player_baixo
spr_player_dir_par
spr_player_esq_par
spr_player_cima_par
spr_player_baixo_par


Você pode usar estes sprites:
Player Sprites

Agora,crie um sprite para a parede e nomei-o de spr_parede.
Você pode usar este:
Sprite de Parede

Agora,crie um sprite e nomei-o de spr_ponto.
Esse sprite será o nosso score.
Você pode usar este:
Sprite de Score

Começando a Programar:

Depois dos sprites,vamos para os objetos.Primeiro,crie um objeto e nomei-o de obj_player:
O.B.S.:Coloque o spr_player_cima_par nele.

No evento CREATE,coloque o seguinte código:

Código:

score = 0
lives = 3 //Esse valor pode ser alterado.

Explicação:Esse código definirá o valor inicial do score e das vidas do player.

No evento Keyboard:Left coloque esse código:

Código:

x-=5
sprite_index=spr_player_esq

Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à esquerda e o sprite será mudado para o spr_player_esq,que está virado para a esquerda.

No evento Keyboard:Right coloque esse código:

Código:

x+=5
sprite_index=spr_player_dir


Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à direita e o sprite será mudado para o spr_player_dir,que está virado para a direita.

No evento Keyboard:Up coloque esse código:

Código:

y-=5
sprite_index=spr_player_cima


Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels acima e o sprite será mudado para o spr_player_cima,que está virado para cima.

No evento Keyboard:Down coloque esse código:

Código:

y+=5
sprite_index=spr_player_baixo


Explicação:Esse código serve para o obj_player ande 5 pixels à baixo e o sprite será mudado para o spr_player_baixo,que está virado para baixo.

No evento Keyboard Released:Left coloque esse código:

Código:

speed = 0
sprite_index=spr_player_esq_par

Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado esquerda,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_esq_par,que está parado e virado para a esquerda.

No evento Keyboard Released:Right coloque esse código:

Código:

speed = 0
sprite_index=spr_player_dir_par

Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado direita,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_dir_par,que está parado e virado para a direita.

No evento Keyboard Released:Up coloque esse código:

Código:

speed = 0
sprite_index=spr_player_cima_par

Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado cima,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_cima_par,que está parado e virado para cima.

No evento Keyboard Released:Down coloque esse código:

Código:

speed = 0
sprite_index=spr_player_baixo_par

Explicação:Esse código será executado quando o jogador soltar a seta direcional do teclado baixo,que fará que ele pare e mude de sprite para o spr_player_baixo_par,que está parado e virado para baixo.

Bom,criamos o movimento do Player,agora vamos programar as outras partes:

No evento Collision:obj_parede do obj_player coloque esse código:

Código:

speed = 0

Explicação:Esse código serve para que o obj_player fique parado.

O.B.S.:No obj_parede marque a opção Solid.

Agora crie outro objeto e nomei-o de obj_ponto e coloque nele o sprite [/color=red]spr_ponto[/color].

No evento Collision:obj_player do obj_ponto coloque esse código:

Código:

score +=10
instance_destroy()

Explicação:Esse código serve para que quando o obj_player colidir com o obj_ponto acrescentará 10 pontos a mais,e o obj_ponto será destruído.

Bom,agora crie um objeto e nomei-o de obj_controle e no evento DRAW coloque o código:

Código:

draw_text_color(10,10,"Pontos: "+string(score),c_red,c_white,c_green,c_blue,0.7)
draw_text_color(320,10,"Vidas: "+string(lives),c_red,c_white,c_green,c_blue,0.7)

Explicação:Esse código mostrará na room a quantiade de pontos e vidas do jogador,assim:

PONTOS:Valor do score do jogador.
VIDAS:Valor das vidas do jogador.

Agora no evento NO MORE LIVES coloque o seguinte código:

Código:

show_message('Você Perdeu!')
game restart()

Explicação:Esse código servirá para quando o jogador não estiver com vidas,a seguite mensage será mostrada:"Você Perdeu!",e o jogo voltará ao começo.

Bom,terminamos aqui nosso tutorial!
Aproveitem!

O.B.S.:Se você ainda não sabe NADA de Game Maker,aconselho que leia os tutoriais seguintes:

O que é o Game Maker,interface do Game Maker.

[Tutorial]Explicação Geral sobre GML

Aproveitem!

CREDITOS:
makeriniciante, por fazer o TUT[quote][u][list=1][*][center]
FranMAD
FranMAD
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 1848
Fama Fama : 172

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos