Criando roteiros - Avançado /o/ - Resumido [ainda bem ^^]
4 participantes
Página 1 de 1
Criando roteiros - Avançado /o/ - Resumido [ainda bem ^^]
[size=16pt]Como criar Roteiros para Jogos[/size]
eu naum sabia se no roteiros tbm podia tutos sobre roteiros então botei aki, ok?
Iremos aprender:
Estratégia
Jogabilidade
Vilões
Final da história
(pra esses tutos será necessário mais de um post)
Para começar, vamos falar dos tipos de estórias segundo o estilo do jogo.
Os jogos e seus respectivos tipos de roteiro
Os jogos e seus respectivos tipos de roteiro
->Ação: Jogos de ação tendem a ter uma estória simples, já q o intuito é atirar! =) Mas hoje em dia isto está mundando, e os jogadores do mundo inteiro exigem mais. Um bom exemplo para se perceber a infalível mistura de um bom roteiro e bom jogo é o Delta Focer BlackHawk Down. Repare que a história é um fato, aconteceu na Somália e tudo mais. Portanto, tiroteio desenfreado nem sempre significa estória sem graça.
->Estratégia: Aqui, a coisa começa a complicar um pouco mais. Para se fazer um bom jogo nesse estilo, é preciso uma boa história, com uma trama que se desenrola ao passar das fases. O jogador precisa se sentir parte da hisória, para mtivá-lo a passar horas diante do computador bolando uma estratégia, sem saber se esta pode mudar ou não o rumo do jogo. Exemplos : Age of Empires, Warcraft e Toda a série do Command & Conquer. Este último é meu favorito. No decorrer das fases, partes da estória são exibidas, tornando o jogo mais divertido, tentador e desafiador. Este tipo de jogo requer uma estória em que, segundo a maioria dos jogo, alguém lute contra outro alguém com finc de ter/dominar tal coisa.
->Aventura: Quem nunca jogou Mário ou Sonic, não sabe o que está perdendo. Este tipo de jogo exige uma estória rica, porém dinamica, senão o jogo se torna chato. Aqui é mais fácil, vou dar um exemplo: Sua namorada foi sequestrada e você tem que salvá-la. Pronto, um bom pretexto para se criar um jogo muito legal.
->RPG: Agora entramos em um campo perigoso...Aqui todo e qualquer detalhe TEM sua própria história, por menor que seja. (Isso se você planeja criar um jogo de sucesso). Sua estória não precisa ser fantasiosa, pode ser realista, contanto que esta envolva o jogador de tal maneira que ele não consiga mais parar de jogar. Exemplos: Final Fantasy, Diablo. Vários personagens nesse tipo de jogo interagem, e cada um deles possui uma história, amigos, inimigos, pontos fracos, romances, casas (ou não), gosto por alguma coisa, resumindo, se você gosta de detalhes e tem uma boa idéa, aposte neste gênero.
->Simulação: Neste estilo não é preciso muito. Vamos usar aviões como exemplo. No jogo "Fly or die" (ele não existe, é um exemlo!), você é um piloto de um caça e deve destruir uma raça alienígena. Pronto, é só criar as fases. Mas é lógico, para o jogo ficar melhor, siga, também, as "regras" dos jogos de estratégias.
Espero não ter esquecido de nada! =)
Depois dessa introdução, a parte crucial do tutorial:
[size=14pt]Tendo idéias[/size]
A pior coisa que pode acontecer é querer fazer um jogo sobre alguma coisa mas não se ter idéias. Ficamos encarando o papel sem conseguir pensar em nada. Ouvir música, ver TV, ler um livro, passear, vai refrescar sua cabeça e você se acalmará. As idéias vem mais facilmente assim. Volte a tentar a "ter um idéia". Rabisque um papel, escreva algumas coisas, só não fique parado. As idéias vêm assim. Mas não se contente com a primeira coisa que lhe vier à cabeça. Anote-a mas pense mais.
[size=14pt]Organizando idéias[/size]
Quem nunca teve uma boa idéia para uma estória, atire a primeira pedra! Aposto q pelomenos 10% de quem ler esse tutorial já acordou com uma idéia na cabeça mas acabou por perder parte ou totalmente a mesma porque não anotou ou demorou muito para fazer isso. Isso da muita raiva! Para não acontecer mais isso, siga estes passos que vão te ajudar muito:
-Ao ter uma idéia, a transcreva para o papel o mais rápido possível, Você terá chances de modificá-la ou melhorá-la mais tarde e não perderá a idéia central.
-Se perdeu parte da idéia, pesquise a respeito desta. Exemplo: Você teve a idéa de criar um jogo de guerra ambientado na Segunda Guerra Mundial. Pesquise sobre o assunto e , com certeza, sua idéia voltará, senão voltar é certeza que terá uma outra melhor virá. Ou quem sabe a mistura dos dois!
[size=14pt]Personagens: O coração da estória[/size]
Boas estórias têm sempre personagens "vivos". Chamo de vivo porque estes tem uma história de vida, trabalham, tem amigos, namorada(o), essas coisas. Um jogo pode ficar muito superficial se não for trabalhado o personagem, pois este vai girar em torno do personagem e seu ambiente. Capriche, crie um visual marcante, uma vida marcante.
[size=14pt]Cenário: As artérias da estória[/size]
Bem, você tem personagens carismáticos e tudo mais só que estes não interagem do nada. É preciso uma cena, um fundo em que eles possam conversar, comprar, lutar, etc. Um cenário não quer dizer somente, por exemplo, uma casa na qual os personagens se encontram. É o que se passa no momento na estória. Assim: Seu personagem principal é um sobrevivente de um massacre e que se vingar. Então vai até uma loja de armas de uma cidade próxima e compra uma M4 e uma Glock. Muito bem, mas porque massacraram sua cidade? Eis aí a história de fundo, na qual a história do seu personagem vai estar.
[size=14pt]Conhecimento: Uma arma estratégica[/size]
Pelo amor de Deus, não escreva uma história para um jogo sobre a guerra do Iraque onde samurais estejam presentes! "Ah, mas minha estória é fantasiosa!" Tudo bem, mas deixe claro no jogo o porquê dos samurais do Iraque! Leia revistas, jornais, mantenha-se informado.
[size=14pt]Uffa! Chegamos ao fim...[/size]
Lembre-se que isso é o básico do básico. Mas para quem pretende escrever estórias, saiba de uma coisa:
"Não seja [s]burro[/s], leia!"
Um bom escritor é um bom leitor, e SEMPRE fará boas estórias.
Última edição por PedR0 em Sex Jul 17, 2009 3:00 pm, editado 1 vez(es)
Re: Criando roteiros - Avançado /o/ - Resumido [ainda bem ^^]
aê PedR0, mt bom o tutorial, mas está na seção errada, vou mover para roteiros, e toma mais um pontinho de fama
Re: Criando roteiros - Avançado /o/ - Resumido [ainda bem ^^]
é desculpa pq eu naum vi no roteiros escrito nenhuma coisa sobre tutos daiii...
mais vlw pelo fama
mais vlw pelo fama
Re: Criando roteiros - Avançado /o/ - Resumido [ainda bem ^^]
Acho que não.... Isto é um tutorial, então deveria ficar na seção de tutoriais.
Tyriel- Membro
- Mensagens : 566
Fama : 19
Re: Criando roteiros - Avançado /o/ - Resumido [ainda bem ^^]
bom é um tutorial sobre roteiros então escolha pela moderaçao ^^
Re: Criando roteiros - Avançado /o/ - Resumido [ainda bem ^^]
legal cara vc ta postando muita coisa util cara!!
Alisson bad- Membro
- Mensagens : 373
Fama : 12
Tópicos semelhantes
» Menu Avançado de Save
» Criando um Game Online
» Criando a tecla correr
» Fábrica de roteiros
» Segundo concurso de Roteiros
» Criando um Game Online
» Criando a tecla correr
» Fábrica de roteiros
» Segundo concurso de Roteiros
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos