3D Parte 8
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3D Parte 8
Créditos:
psycon:Por traduzir o tutorial para o pôrtugues.
dodoop:Por disponibilizar.
Tutorial:
Tutorial:Pular e agachar
1.1. Introduction
O que vc aprendera:
· Pular e agachar,
· Desagachando.
1.2. Pular e agachar
Esse tutorial é sobre pular e agachar (na visao de primeira pessoa). Vamos olhar os objetos necessarios (no arquivo gm6 que estao incluidos)
, Vc vera apenas dois objetos, um object para o chao. O objeto chao (obj_Floors) desenha varios niveis de "chao": a terra, nuvem e o céu.
Daremos uma olhada no seu codigo e vc vera que nao é algo de outro mundo.
O outro objeto é a camera object (obj_Camera) que usa todos os scripts exceto o script ‘scr_Floors’.
Vamos olhar os scripts mencionados com que iremos trabalhar. No script ‘scr_Camera’ tem a seguinte linha:
O valor zsize é a altura do character medido dos pés para cima (64 nesse game).
Basicamente, 3 scripts sao necessarios para fazer o pulo e o agachamento funcionar:
scr_Jump, scr_Crouch e scr_Uncrouch. O script do pulo é auto explicativo.
O codigo do script do agachamento ‘scr_Crouch’ é esse:
zsize é setado para 32, que é o meio da altura figurada neste jogo.
1.3. Desagachando
O codigo para ‘scr_Uncrouch’ é:
***
psycon:Por traduzir o tutorial para o pôrtugues.
dodoop:Por disponibilizar.
Tutorial:
Tutorial:Pular e agachar
1.1. Introduction
O que vc aprendera:
· Pular e agachar,
· Desagachando.
1.2. Pular e agachar
Esse tutorial é sobre pular e agachar (na visao de primeira pessoa). Vamos olhar os objetos necessarios (no arquivo gm6 que estao incluidos)
, Vc vera apenas dois objetos, um object para o chao. O objeto chao (obj_Floors) desenha varios niveis de "chao": a terra, nuvem e o céu.
Daremos uma olhada no seu codigo e vc vera que nao é algo de outro mundo.
O outro objeto é a camera object (obj_Camera) que usa todos os scripts exceto o script ‘scr_Floors’.
Vamos olhar os scripts mencionados com que iremos trabalhar. No script ‘scr_Camera’ tem a seguinte linha:
- Código:
d3d_set_projection(x,y,z+zsize, xt,yt,zt+zsize, 0,0,1); //zsize is
O valor zsize é a altura do character medido dos pés para cima (64 nesse game).
Basicamente, 3 scripts sao necessarios para fazer o pulo e o agachamento funcionar:
scr_Jump, scr_Crouch e scr_Uncrouch. O script do pulo é auto explicativo.
O codigo do script do agachamento ‘scr_Crouch’ é esse:
- Código:
//CROUCH
if z=0 then {zsize=32;}
zsize é setado para 32, que é o meio da altura figurada neste jogo.
1.3. Desagachando
O codigo para ‘scr_Uncrouch’ é:
- Código:
//UNCROUCH
zsize=64;
***
dodoop- Membro
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Re: 3D Parte 8
Caramba! Doodop fez um monte de tutoriais e postou rapidin! Por ter mostrado isto aqui, mais rep.
Tyriel- Membro
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Re: 3D Parte 8
Hehehe!Obrigado!Na verdade não foi eu que fis eu nem sei quem é o autor mas pelo jeito ele é inglês porque esses tutos forão traduzidos pelo psycon.Foi uma luta para min conseguir organizar o tópico porque da onde eu tirei o tuto o tópico estava orrivel!Clown3 escreveu:Caramba! Doodop fez um monte de tutoriais e postou rapidin! Por ter mostrado isto aqui, mais rep.
dodoop- Membro
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