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3D Parte 8

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Mensagem por dodoop Qui Jul 09, 2009 11:30 am

Créditos:
psycon:Por traduzir o tutorial para o pôrtugues.
dodoop:Por disponibilizar.

Tutorial:

Tutorial:Pular e agachar

1.1. Introduction
O que vc aprendera:
· Pular e agachar,
· Desagachando.

1.2. Pular e agachar
Esse tutorial é sobre pular e agachar (na visao de primeira pessoa). Vamos olhar os objetos necessarios (no arquivo gm6 que estao incluidos)
, Vc vera apenas dois objetos, um object para o chao. O objeto chao (obj_Floors) desenha varios niveis de "chao": a terra, nuvem e o céu.
Daremos uma olhada no seu codigo e vc vera que nao é algo de outro mundo.
O outro objeto é a camera object (obj_Camera) que usa todos os scripts exceto o script ‘scr_Floors’.
Vamos olhar os scripts mencionados com que iremos trabalhar. No script ‘scr_Camera’ tem a seguinte linha:
Código:

d3d_set_projection(x,y,z+zsize, xt,yt,zt+zsize, 0,0,1); //zsize is
A altura do character pelo z (altura do pé à cabeça)
O valor zsize é a altura do character medido dos pés para cima (64 nesse game).
Basicamente, 3 scripts sao necessarios para fazer o pulo e o agachamento funcionar:

scr_Jump, scr_Crouch e scr_Uncrouch. O script do pulo é auto explicativo.
O codigo do script do agachamento ‘scr_Crouch’ é esse:
Código:

//CROUCH
if z=0 then {zsize=32;}
Isso fara seguranmente que vc somente podera pular se vc estiver no chao. O valor
zsize é setado para 32, que é o meio da altura figurada neste jogo.

1.3. Desagachando
O codigo para ‘scr_Uncrouch’ é:
Código:

//UNCROUCH
zsize=64;
Isso simplesmente faz o character retornar a altura de quando estava de pé quando vc soltar o botao de agachar.
***
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Mensagem por Tyriel Qui Jul 09, 2009 11:45 am

Caramba! Doodop fez um monte de tutoriais e postou rapidin! Por ter mostrado isto aqui, mais rep.
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Mensagem por dodoop Qui Jul 09, 2009 11:53 am

Clown3 escreveu:Caramba! Doodop fez um monte de tutoriais e postou rapidin! Por ter mostrado isto aqui, mais rep.
Hehehe!Obrigado!Na verdade não foi eu que fis eu nem sei quem é o autor mas pelo jeito ele é inglês porque esses tutos forão traduzidos pelo psycon.Foi uma luta para min conseguir organizar o tópico porque da onde eu tirei o tuto o tópico estava orrivel!
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