3D Parte 4
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3D Parte 4
Créditos:
psycon:Por traduzir o tutorial para o pôrtugues.
dodoop:Por disponibilizar.
Tutorial:
Detecçao do Z
O que você aprenderá: usando a detecçao interativa do z.
1.1. Introduction
O que você aprenderá:
· Detectar o valor de z.
· Detecçoes de colisoes.
1.2. Detectar o valor de z
No tutorial ‘Z values’ nos vimos que existem tres valores para a localizaçao de um obj: x, y e z.
Se vc esta familiarizado com as funçoes 2d do GM, vc sabera que nele ha um sistema embutido de colisao.
Aqui em 3D nao ha tal sistema para o valor z. Altura ou profundidade ou tudo que que você queira chamar, isso nao pode ser detectado como na colisao de sprites 2D podem. Ou pode?
Há vários modos para descobrir valores de z. O valor z nao é uma variavel embutida/ reservada, entao nao seria possivel iniciar a checagem de colisao. Mas, como vimos antes, o valor de z pode ser facilmente declarado.
Se ele foi declarado, entao existe e pode ser checado.
Se você der uma olhada ao exemplo gm6 arquivo que veio com o tutorial, vc vera que pode-se checar o valor z e executar os eventos que dependem dele. No exemplo gm6, vc vera que as coisas mudam abaixo do nível da água.
A detecçao do Z é usado interativamente no mundo 3D. Existe um milhao de caminhos para se usar a detecçao de z.
1.3. Detecçoes de colisoes
Depois da declaraçao do valor de z, um objeto é colocado no espaço tri-dimensional na posicao (x,y,z).
Isso significa que vc pode mudar a posicao do obj no espaço, checar a colisao com outros objetos e assim por diante.
Voce pode checar colisoes usando o sistema embutido, mas você também pode usar as seguintes funções adicionais:
Detectar o valor de z é essencial se vc quer criar um obj que exista no espaço 3D, como por exemplo um personagem que pode caminhar, saltar, escalar e assim por diante.
***
psycon:Por traduzir o tutorial para o pôrtugues.
dodoop:Por disponibilizar.
Tutorial:
Detecçao do Z
O que você aprenderá: usando a detecçao interativa do z.
1.1. Introduction
O que você aprenderá:
· Detectar o valor de z.
· Detecçoes de colisoes.
1.2. Detectar o valor de z
No tutorial ‘Z values’ nos vimos que existem tres valores para a localizaçao de um obj: x, y e z.
Se vc esta familiarizado com as funçoes 2d do GM, vc sabera que nele ha um sistema embutido de colisao.
Aqui em 3D nao ha tal sistema para o valor z. Altura ou profundidade ou tudo que que você queira chamar, isso nao pode ser detectado como na colisao de sprites 2D podem. Ou pode?
Há vários modos para descobrir valores de z. O valor z nao é uma variavel embutida/ reservada, entao nao seria possivel iniciar a checagem de colisao. Mas, como vimos antes, o valor de z pode ser facilmente declarado.
Se ele foi declarado, entao existe e pode ser checado.
Se você der uma olhada ao exemplo gm6 arquivo que veio com o tutorial, vc vera que pode-se checar o valor z e executar os eventos que dependem dele. No exemplo gm6, vc vera que as coisas mudam abaixo do nível da água.
A detecçao do Z é usado interativamente no mundo 3D. Existe um milhao de caminhos para se usar a detecçao de z.
1.3. Detecçoes de colisoes
Depois da declaraçao do valor de z, um objeto é colocado no espaço tri-dimensional na posicao (x,y,z).
Isso significa que vc pode mudar a posicao do obj no espaço, checar a colisao com outros objetos e assim por diante.
Voce pode checar colisoes usando o sistema embutido, mas você também pode usar as seguintes funções adicionais:
- Código:
collision_point(x,y,obj,prec,notme)
collision_rectangle(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme)
collision_circle(xc,yc,radius,obj,prec,notme)
collision_ellipse(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme)
collision_line(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme)
Detectar o valor de z é essencial se vc quer criar um obj que exista no espaço 3D, como por exemplo um personagem que pode caminhar, saltar, escalar e assim por diante.
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