KMM - Kingdom Main Menu
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KMM - Kingdom Main Menu
Kingdom Main Menu
por King Gerar
Script que deixa o menu do jogo mais bonito. Podendo utilizar tanto de imagens para montar-se como a window padrão do jogo. É uma ótima opção de menu para melhorar o projeto
Para fazer o download das imagens de exemplo se você desejar usa-lo através de Pictures clique no link abaixo.
Clique aqui para baixar!
(a fonte utilizada no script segue anexada juntamente com os arquivos das imagens)
Código
por King Gerar
Script que deixa o menu do jogo mais bonito. Podendo utilizar tanto de imagens para montar-se como a window padrão do jogo. É uma ótima opção de menu para melhorar o projeto
Para fazer o download das imagens de exemplo se você desejar usa-lo através de Pictures clique no link abaixo.
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(a fonte utilizada no script segue anexada juntamente com os arquivos das imagens)
Código
- Código:
#==============================================================================
# KMM - Kingdom Main Menu
# Por King Gerar
#------------------------------------------------------------------------------
# Este script permite modificar a tela inicial do menu, permitindo uma nova
# disposição das informações, o uso de imagens ou windows, BGM de fundo, uma
# unidade monetária ou de item extra, tempo de jogo,nome do mapa atual e ícones
# nos comandos.
#==============================================================================
module KMM_Config
#-------------------------------------------------------------------------------
# Opções configuráveis.
# Para habilitar uma opção coloque "true" em frente ao sinal de igual e
# respeitando o espaçamento. Caso queira desabilitar o opção, coloque "false".
#-------------------------------------------------------------------------------
MenuImgMode = false # Usar menu por imagens
PlayMenuBGM = true # Ativar BGM de fundo no menu
ShowGameTime = true # Mostrar o tempo de jogo
ShowExtraItem = true # Mostrar unidade monetária/item extra
#-------------------------------------------------------------------------------
# Definição das imagens utilizadas.
# Estas imagens somente serão usadas se a opção "MenuImgMode", logo acima,
# estiver habilitada.
#-------------------------------------------------------------------------------
ImgStatusBG = "KMM - MenuStatus" # Fundo dos status dos personagens
ImgItens = "KMM - Itens" # Comando Itens
ImgSkills = "KMM - Habilidades" # Comando Habilidades
ImgEquips = "KMM - Equipamentos" # Comando Equipamentos
ImgStatus = "KMM - Status" # Comando Status/Condições
ImgFormation = "KMM - Formacao" # Comando Formação
ImgSave = "KMM - Salvar" # Comando Salvar
ImgQuit = "KMM - Sair" # Comando Sair
ImgInfoMap = "KMM - InfoMapName" # Fundo da localização/mapa atual
ImgInfoWdw = "KMM - InfoWdw" # Fundo das informações dinheiro, tempo
# de jogo e unidade extra
#-------------------------------------------------------------------------------
# Definição dos ícones utilizados.
# Alguns ícones somente serão utilizados se a opção "MenuImgMode", logo acima,
# estiver desabilitada.
#-------------------------------------------------------------------------------
IconItens = 261 # Comando Itens
IconSkills = 113 # Comando Habilidades
IconEquips = 389 # Comando Equipamentos
IconStatus = 121 # Comando Status/Condições
IconFormtn = 233 # Comando Formação
IconSave = 117 # Comando Salvar
IconQuit = 229 # Comando Sair
IconTime = 280 # Tempo de jogo
IconExtra = 359 # Unidade monetária ou item extra
IconGold = 361 # Dinheiro
#-------------------------------------------------------------------------------
# Definição das palavras/expressões utilizadas.
#-------------------------------------------------------------------------------
SystemFont = "Aardvark Cafe" # Fonte do menu
FontSize = 18 # Tamanho da fonte
VocTime = "Tempo de Jogo" # Tempo de jogo
VocExtra = "Runas" # Nome da unidade monetária ou item extra
VocExp = "Exp" # Sigla para barra de experiência
MenuBGM = "Theme1" # BGM de fundo o menu
ExpBarColor1 = 21 # Primeira cor da barra de experiência
ExpBarColor2 = 17 # Segunda cor da barra de experiência
ImgRecue = -48 # Recuo dos comandos do menu
CmdSpacing = 32 # Espaçamento entre os comandos do menu
ExtraUnit = 1 # Variével que irá mostrar o quanto da
# unidade monetária/item extra possui.
end
#===============================================================================
# Fim do módulo. Não modifique abaixo.
#===============================================================================
class Scene_Menu < Scene_MenuBase
include KMM_Config
#-----------------------------------------------------------------------------
# Inicialização do processo
#-----------------------------------------------------------------------------
def start
super
create_command_window
create_game_time_window if ShowGameTime
create_extra_window if ShowExtraItem
create_gold_window
create_status_window
create_namemap_window
cmd_create
Audio.bgm_play("Audio/BGM/#{MenuBGM}") if PlayMenuBGM
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Finalização do processo
#-----------------------------------------------------------------------------
def terminate
super
Audio.bgm_stop if PlayMenuBGM
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Atualização do processo
#-----------------------------------------------------------------------------
def update
super
if @command_window.index == 0 && @cmd_itens.x < 0
@cmd_itens.x += 3
elsif @command_window.index != 0 && @cmd_itens.x > ImgRecue
@cmd_itens.x -= 3
end
if @command_window.index == 1 && @cmd_skills.x < 0
@cmd_skills.x += 3
elsif @command_window.index != 1 && @cmd_skills.x > ImgRecue
@cmd_skills.x -= 3
end
if @command_window.index == 2 && @cmd_equips.x < 0
@cmd_equips.x += 3
elsif @command_window.index != 2 && @cmd_equips.x > ImgRecue
@cmd_equips.x -= 3
end
if @command_window.index == 3 && @cmd_status.x < 0
@cmd_status.x += 3
elsif @command_window.index != 3 && @cmd_status.x > ImgRecue
@cmd_status.x -= 3
end
if @command_window.index == 4 && @cmd_formation.x < 0
@cmd_formation.x += 3
elsif @command_window.index != 4 && @cmd_formation.x > ImgRecue
@cmd_formation.x -= 3
end
if @command_window.index == 5 && @cmd_save.x < 0
@cmd_save.x += 3
elsif @command_window.index != 5 && @cmd_save.x > ImgRecue
@cmd_save.x -= 3
end
if @command_window.index == 6 && @cmd_quit.x < 0
@cmd_quit.x += 3
elsif @command_window.index != 6 && @cmd_quit.x > ImgRecue
@cmd_quit.x -= 3
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Criação da janela de comando
#--------------------------------------------------------------------------
alias gerar_menu_create create_command_window
def create_command_window
gerar_menu_create
@command_window.opacity = 0
@command_window.contents_opacity = 0
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Criação da janela de tempo
#-----------------------------------------------------------------------------
def create_game_time_window
@game_time_window = Window_GameTime.new
@game_time_window.opacity = 0 if MenuImgMode
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Criação da janela de elemento extra
#--------------------------------------------------------------------------
def create_extra_window
@extra_window = Window_Extra.new
@extra_window.opacity = 0 if MenuImgMode
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Criação da janela do nome do mapa
#--------------------------------------------------------------------------
def create_namemap_window
@namemap_window = Window_NameMap.new
@namemap_window.opacity = 0 if MenuImgMode
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Criação da janela de dinheiro
#--------------------------------------------------------------------------
def create_gold_window
@gold_window = Window_MenuGold.new
@gold_window.opacity = 0 if MenuImgMode
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Criação da janela de atributos
#--------------------------------------------------------------------------
def create_status_window
@status_window = Window_MenuStatus.new(@command_window.width, 0)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação das imagens
#--------------------------------------------------------------------------
def cmd_create
if MenuImgMode == true
@status_background = Sprite.new
@status_background.bitmap = Cache.system(ImgStatusBG)
@status_background.x = 150
@status_background.y = 0
@cmd_itens = Sprite.new
@cmd_itens.bitmap = Cache.system(ImgItens)
@cmd_itens.x = ImgRecue
@cmd_itens.y = 0
@cmd_skills = Sprite.new
@cmd_skills.bitmap = Cache.system(ImgSkills)
@cmd_skills.x = ImgRecue
@cmd_skills.y = @cmd_itens.y + CmdSpacing
@cmd_equips = Sprite.new
@cmd_equips.bitmap = Cache.system(ImgEquips)
@cmd_equips.x = ImgRecue
@cmd_equips.y = @cmd_skills.y + CmdSpacing
@cmd_status = Sprite.new
@cmd_status.bitmap = Cache.system(ImgStatus)
@cmd_status.x = ImgRecue
@cmd_status.y = @cmd_equips.y + CmdSpacing
@cmd_formation = Sprite.new
@cmd_formation.bitmap = Cache.system(ImgFormation)
@cmd_formation.x = ImgRecue
@cmd_formation.y = @cmd_status.y + CmdSpacing
@cmd_save = Sprite.new
@cmd_save.bitmap = Cache.system(ImgSave)
@cmd_save.x = ImgRecue
@cmd_save.y = @cmd_formation.y + CmdSpacing
@cmd_quit = Sprite.new
@cmd_quit.bitmap = Cache.system(ImgQuit)
@cmd_quit.x = ImgRecue
@cmd_quit.y = @cmd_save.y + CmdSpacing
if ShowGameTime == true
@img_gametime = Sprite.new
@img_gametime.bitmap = Cache.system(ImgInfoWdw)
@img_gametime.x = @game_time_window.x
@img_gametime.y = @game_time_window.y
end
if ShowExtraItem == true
@img_extra = Sprite.new
@img_extra.bitmap = Cache.system(ImgInfoWdw)
@img_extra.x = @extra_window.x
@img_extra.y = @extra_window.y
end
@img_gold = Sprite.new
@img_gold.bitmap = Cache.system(ImgInfoWdw)
@img_gold.x = @gold_window.x
@img_gold.y = @gold_window.y
@img_mapname = Sprite.new
@img_mapname.bitmap = Cache.system(ImgInfoMap)
@img_mapname.x = @namemap_window.x
@img_mapname.y = @namemap_window.y
else
@cmd_itens = Window_SingleCommand.new
@cmd_itens.y = 0
@cmd_itens.draw_icon(IconItens, 0, 0)
@cmd_itens.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::item, 0)
@cmd_skills = Window_SingleCommand.new
@cmd_skills.y = @cmd_itens.y + CmdSpacing
@cmd_skills.draw_icon(IconSkills, 0, 0)
@cmd_skills.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::skill, 0)
@cmd_equips = Window_SingleCommand.new
@cmd_equips.y = @cmd_skills.y + CmdSpacing
@cmd_equips.draw_icon(IconEquips, 0, 0)
@cmd_equips.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::equip, 0)
@cmd_status = Window_SingleCommand.new
@cmd_status.y = @cmd_equips.y + CmdSpacing
@cmd_status.draw_icon(IconStatus, 0, 0)
@cmd_status.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::status, 0)
@cmd_formation = Window_SingleCommand.new
@cmd_formation.y = @cmd_status.y + CmdSpacing
@cmd_formation.draw_icon(IconFormtn, 0, 0)
@cmd_formation.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::formation, 0)
@cmd_save = Window_SingleCommand.new
@cmd_save.y = @cmd_formation.y + CmdSpacing
@cmd_save.draw_icon(IconSave, 0, 0)
@cmd_save.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::save, 0)
@cmd_quit = Window_SingleCommand.new
@cmd_quit.y = @cmd_save.y + CmdSpacing
@cmd_quit.draw_icon(IconQuit, 0, 0)
@cmd_quit.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::game_end, 0)
end
end
end
#===============================================================================
# Window_GameTime
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por mostrar o tempo de jogo no menu.
#===============================================================================
class Window_GameTime < Window_Base
include KMM_Config
def initialize
super(0, 246, 150, 64)
self.contents.font.name = SystemFont
self.contents.font.size = FontSize
update
end
def start
draw_icon(IconTime, 0, 10)
draw_text( 28, 0, 140, line_height, VocTime, 0)
draw_text( 28, 22, 130, line_height, $game_system.playtime_s, 0)
end
def update
contents.clear
start
end
end
#===============================================================================
# Window_Extra
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por mostrar a quantidade da unidade monetária/item
# extra que o jogador possui.
#===============================================================================
class Window_Extra < Window_Base
include KMM_Config
def initialize
super(0, 299, 150, 64)
self.contents.font.name = SystemFont
self.contents.font.size = FontSize
start
end
def start
draw_icon(IconExtra, 0, 10)
draw_text( 28, 0, 140, line_height, VocExtra, 0)
draw_text( 28, 22, 130, line_height, $game_variables[ExtraUnit], 0)
end
end
#===============================================================================
# Window_MenuGold
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por mostrar a quantidade de dinheiro em posse na
# tela do menu principal.
#===============================================================================
class Window_MenuGold < Window_Base
include KMM_Config
def initialize
super(0, 352, 150, 64)
self.contents.font.name = SystemFont
self.contents.font.size = FontSize
start
end
def start
draw_icon(IconGold, 0, 10)
draw_text( 28, 0, 140, line_height, Vocab::currency_unit, 0)
draw_text( 28, 22, 130, line_height, $game_party.gold, 0)
end
end
#===============================================================================
# Window_NameMap
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por mostrar o nome do mapa atual, em que o
# personagem está localizado.
#===============================================================================
class Window_NameMap < Window_Base
def initialize
super(150, 368, 394, 48)
self.contents.font.name = SystemFont
self.contents.font.size = FontSize
draw_text( 0, 0, 367, line_height, $game_map.display_name, 1)
end
end
#==============================================================================
# Window_MenuStatus
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe os parâmetros dos membros do grupo na tela de menu.
#==============================================================================
class Window_MenuStatus < Window_Selectable
include KMM_Config
#--------------------------------------------------------------------------
# * Variáveis públicas
#--------------------------------------------------------------------------
attr_reader :pending_index # Manter a posição (para organizar)
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do objeto
# x : coordenada X
# y : coordenada Y
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize(x, y)
super(150, 0, 394, 368)
self.contents.font.name = SystemFont
self.contents.font.size = FontSize
self.opacity = 0 if MenuImgMode
@pending_index = -1
refresh
end
def col_max
return 2
end
def spacing
return 0
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição da largura da janela
#--------------------------------------------------------------------------
def window_width
Graphics.width - 150
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição da altura da janela
#--------------------------------------------------------------------------
def window_height
Graphics.height - 48
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição de altura do item
#--------------------------------------------------------------------------
def item_height
(height - standard_padding * 2) / 2
end
end
#==============================================================================
# Window_Base
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta é a superclasse para todas as janelas no jogo.
#==============================================================================
class Window_Base < Window
include KMM_Config
#--------------------------------------------------------------------------
# * Desenho dos atributos básicos
# actor : herói
# x : coordenada X
# y : coordenada Y
#--------------------------------------------------------------------------
def draw_actor_simple_status(actor, x, y)
self.contents.font.size = FontSize + 4
draw_actor_name(actor, x, y - 10)
self.contents.font.size = FontSize + 2
draw_actor_level(actor, x, y - 10 + line_height * 1)
draw_actor_icons(actor, x, y - 10 + line_height * 2)
draw_actor_class(actor, x, y - 10 + line_height * 3)
self.contents.font.size = FontSize
draw_actor_hp(actor, x - 100, y - 12 + line_height * 4)
draw_actor_mp(actor, x - 80, y - 12 + line_height * 5)
draw_actor_exp(actor, x - 60, y - 12 + line_height * 6)
end
def draw_actor_exp(actor, x, y, width = 124)
draw_gauge(x, y, width, actor.exp.to_f / actor.next_level_exp.to_f, exp_gauge_color1, exp_gauge_color2)
change_color(system_color)
draw_text(x, y, 30, line_height, VocExp)
draw_current_and_max_values(x, y, width, actor.exp, actor.next_level_exp,
normal_color, normal_color)
end
def exp_gauge_color1
text_color(ExpBarColor1)
end
def exp_gauge_color2
text_color(ExpBarColor2)
end
end
#===============================================================================
# Window_SingleCommand
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por criar as janelas dos comandos do menu principal.
#===============================================================================
class Window_SingleCommand < Window_Base
include KMM_Config
def initialize
super(ImgRecue, 0, 150, 48)
self.contents.font.name = SystemFont
self.contents.font.size = FontSize
end
end
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