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tutorial feito por Fuzenrad
É um sistema bastante simples na verdade, o que envolve mais é saber combinar as funções básicas do GM.
No evento Create:
- Código:
selecao=1
opcoes=3
No evento Draw
- Código:
fixed_8=font_add("Fixedsys",8,0,0,32,127)
/*Configura a fonte Fixedsys, tamanho 8 normal na variavel fixed_8*/
draw_set_font(fixed_8); //Usa a fonte que está em fixed_8
draw_set_halign(fa_center); //Alinha a fonte no centro
draw_set_color(c_black); //Muda a cor do texto pra preto
draw_text(x,y,"Iniciar jogo");
draw_text(x,y+20,"Pontuadores");
draw_text(x,y+20*2,"Sair");
draw_set_color(c_blue); //Muda a cor do texto pra azul
if selecao=1 draw_text(x,y,">> <<");
if selecao=2 draw_text(x,y+20,">> <<");
if selecao=3 draw_text(x,y+20*2,">> <<");
/*Repare que varia a posição no eixo y, assim o texto não fica sobreposto.*/
No evento Step
- Código:
//Para mudar a opcao com o teclado
if keyboard_check_pressed(vk_up) selecao-=1;
if keyboard_check_pressed(vk_down) selecao+=1;
//Limite das funcoes
if selecao>opcoes selecao=1
if selecao<1 selecao=opcoes
//Seleciona na opcao
if keyboard_check_pressed(vk_enter) //pode ser vk_space se preferir
{ if selecao=1 { show_message("iniciar"); }
if selecao=2 { show_message("pontuadores"); }
if selecao=3 { game_end(); }}
/*Aqui pode ser colocado qualquer função, como room_goto_next(); ou show_highscore(); ai fica a escolha*/
O resultado final será:
É possível adicionar mais opções de forma bastante fácil, precisa alterar o texto e o valor da variável "opcoes" no evento Create e desenhar o texto no evento Draw, sempre modificando sua posição, por exemplo, se eu quiser adicionar mais 2 opções, como Configurar e Website, eu vou no evento Draw e adiciono variações da função:
- Código:
draw_text(x,y+20*3,"Configurar");
draw_text(x,y+20*4,"Website");
if selecao=4 draw_text(x,y+20*3,">> <<");
if selecao=5 draw_text(x,y+20*4,">> <<");
Obs: É necessário uma fonte com o tamanho constante da largura, para assim não apresentar "defeitos visuais", como o Fixedsys, Lucida Console entre outras. Arial por exemplo varia a largura, o "i" ocupa menos espaço que o "W", então deforma o alinhamento.
Re: Menu Principal
Drizz, será que pode disponibilizar umas screens, já não posso baixar mais nada... talves eu planeje baixar quando puder
john oliv- Membro
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Re: Menu Principal
Bom john não tem o que disponibilizar já que basta abrir os eventos e colar os códigos, a unica screen necessária mesmo é o resultado final, por que o resto não tem por que colocar uma screen com apenas a janela do código.
Re: Menu Principal
Nossa muito show esse menu ^^
vc não sabe fazer aquele menu de pause,eu não consegui
ate mais
vc não sabe fazer aquele menu de pause,eu não consegui
ate mais
Kyuubi- Membro
- Mensagens : 10
Fama : 0
Re: Menu Principal
Hehe, meu tutorial. Enfim, acabei de postar os meus outros tutoriais, certamente ajudará essa área do GM a crescer mais. Pretendo escrever mais, quando sobrar tempo.
Fuzenrad- Membro
- Mensagens : 11
Fama : 2
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