Aula 3 -A Linguagem GML
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Aula 3 -A Linguagem GML
estou fazendo aula bem resumidinhas mas que ajudam na aprendizagem ^^ ,lembra que na primeira aula falei que depois veremos isso?o game maker possui uma linguagem bem interessante para codigos
a linguagem GML é bem simples e serve para simplificar o drag and drop(se não sabe oque é isso confira a proxima aula)
Onde usa essa coisa aí?
ao clicar irá aparecer uma janelinha amigável
1- clique para sair do code e continuar o projeto
2- abrir um code
3- salvar o code
4-imprimir
5- desfazer,fazer
6-recortar
7-copiar
8- colar
9- vai para linha de código que vc quer.
11- proucura codes e funçoes até palavras
12- Mostra o arquivo de ajudado GM.
13-Apllies Ta (aplicar em:
self: próprio objeto
other: objeto que esta encostando nesse
Object: escolhe um objeto existente.
14-mostra onde aplicar cada função
vejamos:
Texto normal
Valores
Comentário
Constante
Variáveis
Funções
Nome de script
Nome de resource
variaveis são qualquer grandeza que recebe um nome,e ela pode ser declarada em uma ação,contanto sempre vai ter que ser declarada também no create,exemplos:
vida=1
bala=1
globais:
as globais serão "ouvidas" por todos os objetos da room,digamos você quer que quando você estiver com a vida=1(baixa) ele te ATAQUE ,você tera que usar global:
global.vida=1
todas as variaveis terão que ser declaradas no evento create ou no room start/game start
if=se
toda vez que for utilizar essa função lembre-se que ela significa "se",onde usala?
while é quase igual a if só que quando para a ação ele para também...não entendeu?
while=enquanto
if=se
o jogo vai checando tudo a cada segundo
ao chegar no if vai fazer a ação idependente se ela já parou de ser iniciada,já com while não.
onde usar?
else=senão
onde usar?
agora oque matematica tem a ver com isso?
TUDO
bala=1
agora vamos aprender esses simbolos=><*/
acho que já estudou isso.não é?
true=verdedairo
ok...Terminou manolo espero que tenha gostado
Aula 3 -A Linguagem GML
a linguagem GML é bem simples e serve para simplificar o drag and drop(se não sabe oque é isso confira a proxima aula)
Onde usa essa coisa aí?
ao clicar irá aparecer uma janelinha amigável
1- clique para sair do code e continuar o projeto
2- abrir um code
3- salvar o code
4-imprimir
5- desfazer,fazer
6-recortar
7-copiar
8- colar
9- vai para linha de código que vc quer.
11- proucura codes e funçoes até palavras
12- Mostra o arquivo de ajudado GM.
13-Apllies Ta (aplicar em:
self: próprio objeto
other: objeto que esta encostando nesse
Object: escolhe um objeto existente.
14-mostra onde aplicar cada função
Cores
mas que diabos cores tem a ver com isso? vejamos:
Texto normal
Valores
Comentário
Constante
Variáveis
Funções
Nome de script
Nome de resource
variavéis
variaveis são qualquer grandeza que recebe um nome,e ela pode ser declarada em uma ação,contanto sempre vai ter que ser declarada também no create,exemplos:
- Código:
vida=1
municao=50
vida=1
bala=1
globais:
as globais serão "ouvidas" por todos os objetos da room,digamos você quer que quando você estiver com a vida=1(baixa) ele te ATAQUE ,você tera que usar global:
global.vida=1
todas as variaveis terão que ser declaradas no evento create ou no room start/game start
If e while
if=se
toda vez que for utilizar essa função lembre-se que ela significa "se",onde usala?
- Código:
se eu estiver com vida=0 eu morro
- Código:
if vida=0 {instance_destroy}//instance_destroy é uma função que destroi o objeto
while é quase igual a if só que quando para a ação ele para também...não entendeu?
while=enquanto
if=se
o jogo vai checando tudo a cada segundo
ao chegar no if vai fazer a ação idependente se ela já parou de ser iniciada,já com while não.
onde usar?
- Código:
enquanto o zumbi estiver pulando o player vai atirar
- Código:
while obj_zumbi.jump=true
{player.atirando=true}
Else
else=senão
onde usar?
- Código:
o player vai ficar no chão
senão
vai voar
- Código:
player.gravity=1//essa é a variavel da gravidade,quanto mais alto mais forte.
else
gravity=0
agora oque matematica tem a ver com isso?
TUDO
bala=1
agora vamos aprender esses simbolos=><*/
acho que já estudou isso.não é?
- Código:
if bala<=0//sea bala for abaixo de zero
{atirar=false}//não vai dar para atirar
- Código:
if moeda>=100//se a moeda for acima de 100
{vida+=1}//vai aumentar uma vida
true=verdedairo
ok...Terminou manolo espero que tenha gostado
Guga Games- Membro
- Mensagens : 63
Fama : 13
Re: Aula 3 -A Linguagem GML
Ficou maneira, é uma introdução simples mas muito bem feita à GML.
Se não for pedir muito, não daria pra criar uma série de tutoriais pra se aprofundar na GML, Guga?
Aliás, +Rep (:
Se não for pedir muito, não daria pra criar uma série de tutoriais pra se aprofundar na GML, Guga?
Aliás, +Rep (:
Re: Aula 3 -A Linguagem GML
Vou fazer isso , e muuito maisFicou maneira, é uma introdução simples mas muito bem feita à GML.
Se não for pedir muito, não daria pra criar uma série de tutoriais pra se aprofundar na GML, Guga?
Aliás, +Rep (:
Guga Games- Membro
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Fama : 13
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