Como Fazer Um Jogo Side-Scrolling
4 participantes
Página 1 de 1
Como Fazer Um Jogo Side-Scrolling
Nota:Esse tutorial,infelizmente sofre pela falta de figura,porem irei adicionar algumas se puder,mas agora n estou mt bom para tirar tantas prints.
Muito bem,quase todos começam por esse,aqui vc aprendera como faezr o Super Mario no TGF,e outros recurosos que podera usar para fazer seu jogo!
Voce ja deve ter aprendido a criar um jogo de plataforma basico em meu outro tutorial (Aqui)
Bem,crie a base de seu jogo como mostra no tuto acima,agora depois de fazer o cenario e a primeira linha de evento voce devera ir no editor de eventos,e criar um novo evento,selecione a chave de fenda do lado do relogio (o 2 icone de cima),clique com o botao direito e va em Always/Never e clqiue em Always.Va no filme com setas (o 3 icone da ilsutração de cima do editor de eventos)e clique com ob otao direito,e va no no final,la selecione Scrolling e selecione a primeira opção (Center Position in Playfield)Clique em Relative To,e selecione o seu personagem principal.Coloque a caixa com um X no meio que esta agora grudada no seu personagem do lado dele,Não desgrude a caixa!.
Pronto agroa,fecehe o event Editor e o Level Editor,sim,va na seleção de levels,e no level que vc esta editando,no tamanho da janela mude a largura diacordo como esta o tamanho do seu level (Nota:Voce tem que fazer o level ser mais largo que o amanho original,por exemplo,se for fazer uma floresta,nao tenha medo de ultrapassar o limite do level).Pronto!
Agora va em Run,na aba la emcima (onde tem o Save Game e o botao de sair)e va em Run Level pra testar.
Obrigado por ler,flw!
Muito bem,quase todos começam por esse,aqui vc aprendera como faezr o Super Mario no TGF,e outros recurosos que podera usar para fazer seu jogo!
Voce ja deve ter aprendido a criar um jogo de plataforma basico em meu outro tutorial (Aqui)
Bem,crie a base de seu jogo como mostra no tuto acima,agora depois de fazer o cenario e a primeira linha de evento voce devera ir no editor de eventos,e criar um novo evento,selecione a chave de fenda do lado do relogio (o 2 icone de cima),clique com o botao direito e va em Always/Never e clqiue em Always.Va no filme com setas (o 3 icone da ilsutração de cima do editor de eventos)e clique com ob otao direito,e va no no final,la selecione Scrolling e selecione a primeira opção (Center Position in Playfield)Clique em Relative To,e selecione o seu personagem principal.Coloque a caixa com um X no meio que esta agora grudada no seu personagem do lado dele,Não desgrude a caixa!.
Pronto agroa,fecehe o event Editor e o Level Editor,sim,va na seleção de levels,e no level que vc esta editando,no tamanho da janela mude a largura diacordo como esta o tamanho do seu level (Nota:Voce tem que fazer o level ser mais largo que o amanho original,por exemplo,se for fazer uma floresta,nao tenha medo de ultrapassar o limite do level).Pronto!
Agora va em Run,na aba la emcima (onde tem o Save Game e o botao de sair)e va em Run Level pra testar.
Obrigado por ler,flw!
Dinoleox1- Membro
Fama : 17
Re: Como Fazer Um Jogo Side-Scrolling
Gostei do tuto! Msm nao entendo nenhum comando!
Esse maker parece ser bem mais fácil mexer pra fazer certos tipos de jogos do q no RPGMaker XP e VX.
Eu só aconselho quando vc tiver um tempinho pra melhorar um pouquinho o tópico, como add algumas imagens e adicionar etapas pra facilitar ainda mais e arrumar uns errinhos de português
+fama
Esse maker parece ser bem mais fácil mexer pra fazer certos tipos de jogos do q no RPGMaker XP e VX.
Eu só aconselho quando vc tiver um tempinho pra melhorar um pouquinho o tópico, como add algumas imagens e adicionar etapas pra facilitar ainda mais e arrumar uns errinhos de português
+fama
Opa,vlw é que eu to muito,mas muito mesmo estressado,nervoso e com ansciedade,dai eu n fiquei ocm paciencia depor umas imagens,mas deu pra entender_yoshi10 escreveu:Gostei do tuto! Msm nao entendo nenhum comando!
+fama
Dinoleox1- Membro
Li o tuto, mas tbm nao entendo de TGF D: mas do jeito que vc fez, certeza que quem mexe com esse programa vai conseguir fazer isso sem mto esforço!
Boa contirbuição \o\ \o/ /o/
+ fama
Boa contirbuição \o\ \o/ /o/
+ fama
Silver- Membro
Fama : 36
O programa chega aser dificil nas primeiras 2 horas,eu quando entri no programa ja pensei (em que merda fui me meter?)mais dai dei uma espiada,me interessei um pouco,dai mais,e mais,e mais,e bem,hoje sou um dos melhores do ramo hauhauahauhauahauah mais é facin,so que tem que pegar a manha
Dinoleox1- Membro
()
Thank you, eu sempre quis fazer um jogo assim! ^^
+fama
+fama
pkmnfan7- Membro
Fama : 35
Thanks ta mexendo agora com TGF ?pkmnfan7 escreveu:()
+fama
Dinoleox1- Membro
Tô, pior que tô...
Bem, na verdade, ainda estou testando os recursos do programa, sem nenhum projeto real, mas logo faço um! ^^
Bem, na verdade, ainda estou testando os recursos do programa, sem nenhum projeto real, mas logo faço um! ^^
pkmnfan7- Membro
Ta gostando dele?pkmnfan7 escreveu:Tô, pior que tô...
se quiser eu posso ser dar alguns consselhos,como por exemplo fazer um shooter,ou um cheffao que tenha life HP (e nao apenas,bala colision no Chefao e ele morre)e te enssino usar Timers (eu penso que eles sao a RedStone do programa)
Dinoleox1- Membro
[quote=Dinoleox1]Ta gostando dele?
se quiser eu posso ser dar alguns consselhos,como por exemplo fazer um shooter,ou um cheffao que tenha life HP (e nao apenas,bala colision no Chefao e ele morre)e te enssino usar Timers (eu penso que eles sao a RedStone do programa)[/quote]
Tô gostando sim...
Ow, eu adoraria saber como fazer um inimigo que atira e um chefão, seria fod*!
se quiser eu posso ser dar alguns consselhos,como por exemplo fazer um shooter,ou um cheffao que tenha life HP (e nao apenas,bala colision no Chefao e ele morre)e te enssino usar Timers (eu penso que eles sao a RedStone do programa)[/quote]
Tô gostando sim...
Ow, eu adoraria saber como fazer um inimigo que atira e um chefão, seria fod*!
pkmnfan7- Membro
pkmnfan7 escreveu:[quote=Dinoleox1]Ta gostando dele?
se quiser eu posso ser dar alguns consselhos,como por exemplo fazer um shooter,ou um cheffao que tenha life HP (e nao apenas,bala colision no Chefao e ele morre)e te enssino usar Timers (eu penso que eles sao a RedStone do programa)
Tô gostando sim...
Ow, eu adoraria saber como fazer um inimigo que atira e um chefão, seria fod*! [/quote]
Bom ai depende,vc quer que ele atire a cada 1 minuto ou atire quando o jogador se aproxima|?bem irei ensinar isso depois,se quiser eu falo agora
Dinoleox1- Membro
Dinoleox1 escreveu:Bom ai depende,vc quer que ele atire a cada 1 minuto ou atire quando o jogador se aproxima|?bem irei ensinar isso depois,se quiser eu falo agora
Hum, acho que a cada X tempo seria legal, mesmo se o player se aproximar... Deixa + realista! ^^
Bem, de qualquer forma, não tenho pressa, então você pode postar esses tutos pra todos quano puder... ! ^^
pkmnfan7- Membro