Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!
Brasil G4mes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[RMVX] Faça todos os seus gráficos!

5 participantes

Ir para baixo

[RMVX] Faça todos os seus gráficos! Empty [RMVX] Faça todos os seus gráficos!

Mensagem por pkmnfan7 Sex maio 13, 2011 7:12 pm

Faça seus próprios gráficos!

Introdução
No RMVX, temos um conjunto de gráficos bem grande, e pouca gente (eu disse pouca? A quantidade é muito menor que "pouca") que faz todos os gráficos do jogo. Alguns pegam prontos na internet. Outros usam o RTP. Poucos fazem os próprios gráficos. Aqui eu vou ensinar a fazer todos os gráficos do seu jogo, a partir de templates. Não vou ensinar técnicas de pintura, cada um usa o que acha melhor - Paint, PhotoShop, Gimp, etc. - e cada um tem suas técnicas.

Tilesets
No RMVX, temos um conjunto de 5 tilesets, sendo que o "A" é dividido em 5 gráficos, totalizando 9 gráficos. Aqui existem tutoriais e templates feitos por mim para fazer cada um dos gráficos.

TileA1:
TileA2:
TileA3:
TileA4:
TileA5:
TileB-C-D-E:

Characters
Os famosos "chars" do RMVX são os gráficos usados em eventos. Não existe "tamanho" nesses gráficos, só tem que seguir a grade.
Template 1 (oito chars):
[RMVX] Faça todos os seus gráficos! Templategy
Template 2 (um char):
[RMVX] Faça todos os seus gráficos! Template3c
Lembrando¹: Se for usar a grade de um char, salve sempre com um "$" antes do nome.
Lembrando²: Todos os chars ficam quatro pixels mais altos no mapa, a não ser que tenham um "!" antes do nome.
Lembrando³:A primeira linha é olhando para baixo, a segunda é para a esquerda, a terceira é para a direita e a última é para cima. As colunas fazem o movimento.

Animation
As animações da batalha, ao contrário dos chars, não possuem uma grade, mas um tamanho. É possível fazer uma animação de uma peça da mesma forma que é possível fazer uma com 50 peças. Aqui tem um template de 25 peças:
Imagem grande, cuidado!:

Battlers
O mais fácil e ilimitado. Qualquer tamanho pode ser usado, por isso não existem templates para battlers.

Pictures
Igual aos battlers, sem restrições de tamanho. Apenas um detalhe: Pictures que ocupam a tela toda têm tamanho de 544 de largura e 416 de altura. Mas dá pra fazer imagens mairores, só que não vão aparecer inteiras, sendo necessário o uso do comando "Mover Imagem" em um evento.

Faces
São os rostos dos chars, na maioria das vezes. São como os chars, que não precisam de um tamanho, mas precisam seguir a grade. O único template disponível é esse aqui:
[RMVX] Faça todos os seus gráficos! Templatexo
A grade é de oito faces.

Parallaxes
Os parallaxes (ou panoramas) são as imagens que aparecem no fundo dos mapas. Não possuem nenhum tamanho, como as pictures, mas tem que formar um padrão, para que a imagem possa ser ampliada.

System
Afinal, chegamos na parte mais difícil dos gráficos. A pasta System original do RTP possui 18 arquivos de imagens, sendo que 9 já foram explicados (os tilestes). Aqui, vou explicar uma por uma das 9 imagens restantes.

Balloons:
BattleFloor:
BattleStart:
GameOver:
IconSet:
MessageBack:
Shadow:
Title:
Window:

E assim acaba o tutorial.


Última edição por pkmnfan7 em Dom Jan 05, 2014 1:36 pm, editado 1 vez(es)
pkmnfan7
pkmnfan7
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 285
Fama Fama : 35

Ir para o topo Ir para baixo

[RMVX] Faça todos os seus gráficos! Empty Re: [RMVX] Faça todos os seus gráficos!

Mensagem por FranMAD Sex maio 13, 2011 7:29 pm

Como já tinha dito por MP, Excelente guia!!!

+fama!!
FranMAD
FranMAD
Moderador
Moderador

Mensagens Mensagens : 1848
Fama Fama : 172

Ir para o topo Ir para baixo

[RMVX] Faça todos os seus gráficos! Empty Re: [RMVX] Faça todos os seus gráficos!

Mensagem por pkmnfan7 Sex maio 13, 2011 10:28 pm

FranMAD escreveu:Como já tinha dito por MP, Excelente guia!!!

+fama!!

Valeu, já até estou tentando criar meu próprio RTP (sonho alto, né?!).
pkmnfan7
pkmnfan7
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 285
Fama Fama : 35

Ir para o topo Ir para baixo

[RMVX] Faça todos os seus gráficos! Empty Re: [RMVX] Faça todos os seus gráficos!

Mensagem por VK102 Sáb maio 14, 2011 10:00 am

Grande tuto!
( que avatar stranho, meu...)
VK102
VK102
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 634
Fama Fama : 21

Ir para o topo Ir para baixo

[RMVX] Faça todos os seus gráficos! Empty Re: [RMVX] Faça todos os seus gráficos!

Mensagem por DEABO Ter Out 25, 2011 5:16 pm

Pessoal, eu keria sabe se/como faço minhas próprias animações de ataques em tempo real com o ABS Prexus 1.2, pq só tem com espada e eu so bem novato mesmo....
Se alguém souber um ABS (batalhas em tempo real) melhor, me avise! Very Happy

Na verdade mesmo, eu queria faze um game com batalhas em tempo real que usassem armas de fogo e mira, se alguém souber como avisa aew!

Vlw!

DEABO
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1
Fama Fama : 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RMVX] Faça todos os seus gráficos! Empty Re: [RMVX] Faça todos os seus gráficos!

Mensagem por Knuckles Qua Out 26, 2011 11:30 am

Olhe a data do tópico antes de postar, a MM só permite 1 mês até que o tópico seja considerado morto.
- respeito

ser novato não significa que você está livre de punições já que temos uma área especial para as Regras
Knuckles
Knuckles
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 1420
Fama Fama : 60

Ir para o topo Ir para baixo

[RMVX] Faça todos os seus gráficos! Empty Re: [RMVX] Faça todos os seus gráficos!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos