[RMVX] Dicas para Animações
4 participantes
Página 1 de 1
[RMVX] Dicas para Animações
Dicas para as Animações
por pkmnfan7
Estou aqui para ajudar o pessoal com as animações do banco de dados.
Muita gente sabe de tudo o que vou pôr, mas tem algumas coisas bem legais.
1º passo: Criar uma animação
É bem simples, vá no banco de dados (database) e coloque na aba "Animações".
Lá embaixo da lista, tem um botão "Número Máximo". Clique e aumente em um.
Database:
Botão "Número Máximo":
2º passo: Escolher os gráficos
O RPG Maker VX lhe dá a possibilidade de escolher 2 gráficos por animação.
Clique na animação nova e sem nome que você criou, dê um nome no local indicado e localize os botões "..." debaixo de "Gráfico 1" e "Gráfico 2". Clique nas reticências para escolher os gráficos. Não é obrigatório o uso de 2 gráficos. No exemplo, eu escolhi como gráfico o "Fire1" do RTP.
Lembre-se de escolher a posição da animação e quantos frames vai ter nos botões logo abaixo.
Botões:
3º passo: A animação
Na barra grande embaixo da tela, vão estar os gráficos escolhidos.
Clique num quadro e coloque-o na tela quadrada de cima, no local que quiser.
Na barra ao lado da tela, tem os frames - 1, 2, 3, 4, 5...
Clique no próximo frame e faça como antes: Escolha um gráfico e coloque-o na tela.
Faça movimentos curtos para fazer a animação andar lentamente e movimentos longos para andar rapidamente.
O quadrado azul na tela mostra onde estava o gráfico no frame anterior.
Lembre-se de tentar ser realista nos movimentos.
O que você vê:
4º passo: Sons e Efeitos
Tem um quadro branco logo acima da tela.
Dê dois cliques nele para adicionar um som e/ou um efeito.
Em "Frames" coloque o número do frame em que o efeito vai iniciar.
Em "SE" clique nas reticências para escolher um som.
No quadro "Flash", você vai pôr o efeito de flash. Escolha se vai ser o inimigo ou a tela toda que vai piscar.
Se escolher "Deletar Alvo" o inimigo vai sumir.
Onde tem as cores RGB (vermelho, verde e azul) você coloca a cor do flash, regulando os níveis.
"Saturação" é a intensidade do brilho.
"Tempo" é quantos frames vai demorar para o efeito acabar.
Quadro de Sons e Efeitos:
Propriedades do Gráfico
Ao clicar duas vezes num gráfico que já está na tela, você vai escolher suas propriedades.
"Origem" é a ID do gráfico na barra de escolha de gráfico.
"Coor. X" e "Coor. Y" são as coordenadas, o local da tela em que o gráfico vai aparecer (0, 0 o gráfico fica no centro da tela).
"Magnitude" é o tamanho do gráfico. Não possui o "%", mas é medido em porcentagem e o máximo é 800%.
"Rotação" é o giro que o gráfico vai ter.
"Inversão" é se o gráfico vai ser invertido horizontalmente.
"Opacidade" é a transparência. 255 é totalmente opaco e 0 é totalmente transparente.
"Sinteticidade" é assim: "Normal" o gráfico vai ficar normal, "Adicionar" ele fica semitransparente mais claro e "Subrtrair" ele fica semitransparente e mais escuro, é mais ou menos isso. Eu recomendo que deixe sempre em "Normal".
Propriedades:
Opções
A Barra de Opções fica ao lado direito da tela e só é usada enquanto a animação é feita, não altera o gráfico nem nada.
"Inimigo" é só para você escolher qual será o inimigo de exemplo usado no editor. Eu uso o esqueleto.
"Transferir Frame" copia o frame anteriror e cola direto no frame atual.
"Copiar Frame" é assim: [Frame inicial da cópia] ~ [Último Frame da cópia] até [A partir deste frame a animação vai ser colada]. É um pouco complicado entender assim; é melhor na prática.
"Limpar Frame" é bem simples: Escolha de qual até qual frame vai ser limpo e então o Maker tira todos os gráficos desses frames.
"Completar Frame" é algo que eu demorei para entender e que só se consegue na prática. Clique com o botão direito do mouse nessa opção para ver alguma coisa a mais.
"Opções de Parte" é algo bem simples. Na 1ª linha você escolhe quais frames serão a fetados (de ? frame até ? frame).
Na 2ª linha, você escolhe as partes.
Por fim, você marca uma das opções do quadro e configura.
Ou seja, "Opções de Parte" serve para modificar vários frames ao mesmo tempo para que fiquem com a mesma configuração nas propriedades. Simples.
"Completar" é algo bem fácil. Escolha alguns frames (de ? frame até ? frame) e coloque uma coor. X e/ou uma coor. Y para que todos os frames escolhidos vão para essas coordenadas.
Por último, "Reproduzir" mostra como está a sua animação.
Barra de Opções:
Por enquanto é isso, um pequeno tutorial com algumas dicas. Nada muito aprofundado; para ser bom em animações tem que praticar. Quem faz GIFs animados (eu, por exemplo) tem mais habilidade com isso.
Até mais, comentem pessoal!
por pkmnfan7
Estou aqui para ajudar o pessoal com as animações do banco de dados.
Muita gente sabe de tudo o que vou pôr, mas tem algumas coisas bem legais.
1º passo: Criar uma animação
É bem simples, vá no banco de dados (database) e coloque na aba "Animações".
Lá embaixo da lista, tem um botão "Número Máximo". Clique e aumente em um.
Database:
Botão "Número Máximo":
2º passo: Escolher os gráficos
O RPG Maker VX lhe dá a possibilidade de escolher 2 gráficos por animação.
Clique na animação nova e sem nome que você criou, dê um nome no local indicado e localize os botões "..." debaixo de "Gráfico 1" e "Gráfico 2". Clique nas reticências para escolher os gráficos. Não é obrigatório o uso de 2 gráficos. No exemplo, eu escolhi como gráfico o "Fire1" do RTP.
Lembre-se de escolher a posição da animação e quantos frames vai ter nos botões logo abaixo.
Botões:
3º passo: A animação
Na barra grande embaixo da tela, vão estar os gráficos escolhidos.
Clique num quadro e coloque-o na tela quadrada de cima, no local que quiser.
Na barra ao lado da tela, tem os frames - 1, 2, 3, 4, 5...
Clique no próximo frame e faça como antes: Escolha um gráfico e coloque-o na tela.
Faça movimentos curtos para fazer a animação andar lentamente e movimentos longos para andar rapidamente.
O quadrado azul na tela mostra onde estava o gráfico no frame anterior.
Lembre-se de tentar ser realista nos movimentos.
O que você vê:
4º passo: Sons e Efeitos
Tem um quadro branco logo acima da tela.
Dê dois cliques nele para adicionar um som e/ou um efeito.
Em "Frames" coloque o número do frame em que o efeito vai iniciar.
Em "SE" clique nas reticências para escolher um som.
No quadro "Flash", você vai pôr o efeito de flash. Escolha se vai ser o inimigo ou a tela toda que vai piscar.
Se escolher "Deletar Alvo" o inimigo vai sumir.
Onde tem as cores RGB (vermelho, verde e azul) você coloca a cor do flash, regulando os níveis.
"Saturação" é a intensidade do brilho.
"Tempo" é quantos frames vai demorar para o efeito acabar.
Quadro de Sons e Efeitos:
Propriedades do Gráfico
Ao clicar duas vezes num gráfico que já está na tela, você vai escolher suas propriedades.
"Origem" é a ID do gráfico na barra de escolha de gráfico.
"Coor. X" e "Coor. Y" são as coordenadas, o local da tela em que o gráfico vai aparecer (0, 0 o gráfico fica no centro da tela).
"Magnitude" é o tamanho do gráfico. Não possui o "%", mas é medido em porcentagem e o máximo é 800%.
"Rotação" é o giro que o gráfico vai ter.
"Inversão" é se o gráfico vai ser invertido horizontalmente.
"Opacidade" é a transparência. 255 é totalmente opaco e 0 é totalmente transparente.
"Sinteticidade" é assim: "Normal" o gráfico vai ficar normal, "Adicionar" ele fica semitransparente mais claro e "Subrtrair" ele fica semitransparente e mais escuro, é mais ou menos isso. Eu recomendo que deixe sempre em "Normal".
Propriedades:
Opções
A Barra de Opções fica ao lado direito da tela e só é usada enquanto a animação é feita, não altera o gráfico nem nada.
"Inimigo" é só para você escolher qual será o inimigo de exemplo usado no editor. Eu uso o esqueleto.
"Transferir Frame" copia o frame anteriror e cola direto no frame atual.
"Copiar Frame" é assim: [Frame inicial da cópia] ~ [Último Frame da cópia] até [A partir deste frame a animação vai ser colada]. É um pouco complicado entender assim; é melhor na prática.
"Limpar Frame" é bem simples: Escolha de qual até qual frame vai ser limpo e então o Maker tira todos os gráficos desses frames.
"Completar Frame" é algo que eu demorei para entender e que só se consegue na prática. Clique com o botão direito do mouse nessa opção para ver alguma coisa a mais.
"Opções de Parte" é algo bem simples. Na 1ª linha você escolhe quais frames serão a fetados (de ? frame até ? frame).
Na 2ª linha, você escolhe as partes.
Por fim, você marca uma das opções do quadro e configura.
Ou seja, "Opções de Parte" serve para modificar vários frames ao mesmo tempo para que fiquem com a mesma configuração nas propriedades. Simples.
"Completar" é algo bem fácil. Escolha alguns frames (de ? frame até ? frame) e coloque uma coor. X e/ou uma coor. Y para que todos os frames escolhidos vão para essas coordenadas.
Por último, "Reproduzir" mostra como está a sua animação.
Barra de Opções:
Por enquanto é isso, um pequeno tutorial com algumas dicas. Nada muito aprofundado; para ser bom em animações tem que praticar. Quem faz GIFs animados (eu, por exemplo) tem mais habilidade com isso.
Até mais, comentem pessoal!
pkmnfan7- Membro
Fama : 35
Re: [RMVX] Dicas para Animações
Nossaa^^
Gostei bastante!
Tinha alguns comandos que eu não entendia (coord X e Y) que agora eu consegui entender!
Realmente ficou muito legal e bonito com as imagens!
Parabéns! Com certeza +fama
Gostei bastante!
Tinha alguns comandos que eu não entendia (coord X e Y) que agora eu consegui entender!
Realmente ficou muito legal e bonito com as imagens!
Parabéns! Com certeza +fama
Eu só sei mexer com as coordenadas X e Y pq elas fazem parte de um plano cartesiano^^
Achei bem util o tutorial, principalmente para quem ta começando com o Maker ou ta querendo fazer animações bacanas.
Boa pkmnfan7!
Achei bem util o tutorial, principalmente para quem ta começando com o Maker ou ta querendo fazer animações bacanas.
Boa pkmnfan7!
Silver- Membro
Fama : 36
Valeu!
Está bem simples, sem muitos aprofundamentos, mas acho que pode ajudar alguém.
Está bem simples, sem muitos aprofundamentos, mas acho que pode ajudar alguém.
pkmnfan7- Membro
Fama : 35
belo tutorial! pode ajudar bastante os novatos e até alguns veteranos ^^
+ fama
+ fama
Knuckles- Administrador
Fama : 60