[Tutorial] Janelas Dinâmicas IV
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[Tutorial] Janelas Dinâmicas IV
Janelas Dinâmicas 4
Movendo Janelas e alguns efeitos
Finalmente a parte 4 desse tutorial. Consegui atingir um resultado muito bom, todos bem aplicáveis.
Obs: Para não estender muito essa parte do tutorial, eu vou pular uma parte da criação das janelas, pode ser visto no Tutorial 2 (Janelas com botões), o funcionamento é o mesmo.
Os resultado final foi esse:
Janela móvel
É um recurso muito legal, não só para janelas, mas para objetos em geral do jogo, dependendo do estilo, entretando mover um objeto não é apenas atribuir x=mouse_y e y=mouse_y no evento Left Button, isso faz com que o objeto "salte" para a posição do mouse, deve ser evitado.
Para mover de forma correta, é preciso criar um variável com a posição "relativa" do objeto ao mouse, onde a diferença das posições é que será adicionada ao objeto quando este for clicado, dessa forma, seja qual for a área do objeto que você clicar, ele move considerando-o como ponto de origem.
Só explicando, posição relativa é a diferença entre a posição do objeto e a posição a qual comparamos, no caso x - mouse_x e y - mouse_y:
Agora em um evento do mouse, por exemplo Left Buttom:
Efeito Fade In/Out
É um efeito simples, mas bem usual, para aplicá-lo, basta controlarmos a variável image_alpha e atribuí-la a todos os objetos envolvidos ao objeto.
No evento Create indicamos:
Do mesmo modo que fizemos no exemplo anterior, controlando objetos com o with, mas desta vez com o image_alpha:
No evento Left Released do objeto botao1, adicionamos:
Surgindo da esquerda
Faz a janela surgir da esquerda e pára na posição que ela foi criada.
Seu funcionamento é igualmente semelhante ao fade, mas variando a posição x do objeto, no evento Create deve indicar qual era a posição inicial, guardando-a em uma variável para então mové-la para uma posição não visível na janela:
Para finalmente mover a janela, no evento Step usamos:
Baixe aqui a engine deste tutorial (zip - 89kb)
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Veja também:
- Parte 1 - Janelas com informações
- Parte 2 - Janelas com botões
- Parte 3 - Janelas com entrada de dados
Movendo Janelas e alguns efeitos
Finalmente a parte 4 desse tutorial. Consegui atingir um resultado muito bom, todos bem aplicáveis.
Obs: Para não estender muito essa parte do tutorial, eu vou pular uma parte da criação das janelas, pode ser visto no Tutorial 2 (Janelas com botões), o funcionamento é o mesmo.
Os resultado final foi esse:
Janela móvel
É um recurso muito legal, não só para janelas, mas para objetos em geral do jogo, dependendo do estilo, entretando mover um objeto não é apenas atribuir x=mouse_y e y=mouse_y no evento Left Button, isso faz com que o objeto "salte" para a posição do mouse, deve ser evitado.
Para mover de forma correta, é preciso criar um variável com a posição "relativa" do objeto ao mouse, onde a diferença das posições é que será adicionada ao objeto quando este for clicado, dessa forma, seja qual for a área do objeto que você clicar, ele move considerando-o como ponto de origem.
Só explicando, posição relativa é a diferença entre a posição do objeto e a posição a qual comparamos, no caso x - mouse_x e y - mouse_y:
- Código:
x_relativo=x-mouse_x
y_relativo=y-mouse_y
Agora em um evento do mouse, por exemplo Left Buttom:
- Código:
x=x_relativo+mouse_x
y=y_relativo+mouse_y
- Código:
with instance_nearest(x,y,botao1) {
x=other.x-80
y=other.y+75 }
Efeito Fade In/Out
É um efeito simples, mas bem usual, para aplicá-lo, basta controlarmos a variável image_alpha e atribuí-la a todos os objetos envolvidos ao objeto.
No evento Create indicamos:
- Código:
image_alpha=-0.5
apaga=0
Do mesmo modo que fizemos no exemplo anterior, controlando objetos com o with, mas desta vez com o image_alpha:
- Código:
if image_alpha<1.5 and !apaga{
image_alpha+=0.05
with instance_nearest(x,y,botao1) image_alpha=other.image_alpha}
if image_alpha>0 and apaga{
image_alpha-=0.05
with instance_nearest(x,y,botao1) image_alpha=other.image_alpha}
No evento Left Released do objeto botao1, adicionamos:
- Código:
jan_movel.apaga=1
Surgindo da esquerda
Faz a janela surgir da esquerda e pára na posição que ela foi criada.
Seu funcionamento é igualmente semelhante ao fade, mas variando a posição x do objeto, no evento Create deve indicar qual era a posição inicial, guardando-a em uma variável para então mové-la para uma posição não visível na janela:
- Código:
x_antigo=x
move=1
x=room_width+150
Para finalmente mover a janela, no evento Step usamos:
- Código:
if x>x_antigo and move=1
x-=10 else move=0
if x<=x_antigo and move=1
x=x_antigo
Baixe aqui a engine deste tutorial (zip - 89kb)
________________________________
Veja também:
- Parte 1 - Janelas com informações
- Parte 2 - Janelas com botões
- Parte 3 - Janelas com entrada de dados
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