Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!
Brasil G4mes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Janelas Dinâmicas III

Ir para baixo

[Tutorial] Janelas Dinâmicas III Empty [Tutorial] Janelas Dinâmicas III

Mensagem por Fuzenrad Seg Nov 01, 2010 10:41 am

Janelas dinâmicas
(Parte 3/4 - Inserir Dados)
Usa Game Maker 8 Pro

Essa parte do tutorial será a mais usada provavelmente, pode ser usada quando o jogador perde, para adicionar no Highscore do jogo, ou em um jogo multiplayer onde é necessário inserir dados como Nick, IP etc. Ou até mesmo para usar em um chat em um jogo online, tem diversas utilidades.

Atenção: É essencial seguir esse tutorial com a engine aberta, algumas funções será mais bem entendidas se for feito um acompanhamento.

Você pode baixá-las no endereço abaixo:
http://64digits.com/users/Fuzenrad/jan_dinamicas3.gmk

Novamente vamos usar a grade separada em pequenos quadrados, nesse exemplo eu vou fazer uma janela para conexão de um jogo multiplayer, haverá 3 áreas para inserir dados (Nick, Seu IP e Conectar ao IP)e 3 botões (Conectar e Cancelar), sobre os botões, foi visto no tutorial anterior (Janelas Dinâmicas II), por tanto não vou me aprofundar tanto nesse pedaço do tutorial.

[Tutorial] Janelas Dinâmicas III Gradep

O padrão é o mesmo, distribuindo regularmente a posição das regiões em uma área quadriculada, impede os erros de simetria e alinhamento.

[Tutorial] Janelas Dinâmicas III Areau

Pra finalizar eu usei uma textura de rochas e as áreas de dados um prateado bem discreto e na janela um sombreamento bem claro (feito no editor do Game Maker), nesse exemplo eu inseri os botões direto na janela, diferente do exemplo anterior, onde eram sprites, isso facilita um pouco, mas impede que os botões sejem modificados de posição mais tarde.

As interfaces separadas
[Tutorial] Janelas Dinâmicas III Barrao

[Tutorial] Janelas Dinâmicas III Botaosprite

Em relação ao exemplo anterior, sobre os botões, esse terá novas características, o funcionamento é o mesmo, usando os eventos Left Pressed, Mouse Enter etc, no caso o botão Conectar vai acender verde quando apontar para ele e o botão Cancelar vermelho, é um efeito bem discreto, mas que fica muito bom.

[Tutorial] Janelas Dinâmicas III Finaloz

O draw do objeto botão Cancelar:

Código:
if image_single=0
draw_text_color(jan_mplayer.x+208,jan_mplayer.y+107,"Cancelar",c_black,c_dkgray,c_black,c_black,image_alpha)
else
draw_text_color(jan_mplayer.x+208,jan_mplayer.y+107,"Cancelar",c_red,c_red,c_black,c_red,image_alpha)
E do botão Conectar:

Código:
if image_single=0
draw_text_color(jan_mplayer.x+208,jan_mplayer.y+68,"Conectar",c_black,c_dkgray,c_black,c_black,image_alpha)
else
draw_text_color(jan_mplayer.x+208,jan_mplayer.y+68,"Conectar",c_lime,c_green,c_black,c_green,image_alpha)
Traduzindo, se o mouse estiver em cima do botão (image_single diferente de 0) a cor do texto será vermelho (ou verde, se for o botão conectar).

A localização dos pontos foram feitas de forma diferente, nesse exemplo eu criei um objeto, e no evento draw dele eu coloquei uma função para mostrar a localização do pontos X e Y, então eu os posicionei no lugar correto, onde deverão aparecer, facilitou bem mais do que a técnica anterior, onde a função para mostrar a coordenada era inserida no mouse_x e mouse_y, o resultado foi esse:

[Tutorial] Janelas Dinâmicas III Finalcomcoordenada

Com a origem da janela em 0x0, esse é o valor que eu terei que somar ao x e y da janela, para posicionar corretamente. Os valores seguidos no tutorial são esses ai.

No evento Create do objeto jan_mplayer, foi indicado várias variáveis, as globais são o texto que estamos modificando, são: o nick, o ip e o ip para conectar, no caso eu coloquei uma função para detectar o ip da máquina, esse número você indica ao seu amigo para jogar em modo multiplayer e o outro ip, é um string fixa, com o ip zero da máquina (127.0.0.1).

Código:
instance_create(x,y,botao_conectar)
instance_create(x,y,botao_cancelar)
instance_create(x,y,barra1)
instance_create(x,y,barra2)
instance_create(x,y,barra3)
//Cria os botoes e as regioes do texto

lucida=font_add("Lucida Console",8,0,0,32,127)

global.nick="Fuzenrad"
global.seuip=mplay_ipaddress()
global.conectar="127.0.0.1"

maximo=15
//Quantidade maxima de caracteres
cursor="|"
t=1
alarm[0]=5

escolhe=0
Eu optei por substituir a fonte pela Lucida Console, pois é uma fonte em que o tamanho físico que cada letra ocupa é indiferente de que letra seja (W ou l), isso possibilita alinhar corretamente e determinar o espaço para o número de caracteres.

Para permitir a edição de um texto, eu criei o seguinte código:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_backspace)
global.nick=string_delete(global.nick,string_length(global.nick),1)

if maximo-string_length(global.nick)>0 {
if keyboard_string!="" {
global.nick=string_insert(keyboard_string,global.nick,string_length(global.nick)+1)
keyboard_string="" }} else
keyboard_string=""
É muito simples, ele só apaga o texto (com a tecla Backspace), ou insere, não é possível copiar, colar ou selecionar, eu poderia ter me baseado em algum exemplo por ai, mas é bastante extenso as funções para realizar isso, e acredito que para um tutorial, somente a função básica de edição de texto já é muito útil (que é apagar e escrever).

Nos 3 objetos da área para inserir texto, ao clica, ele altera o valor da variável jan_mplayer escolher, para assim selecionar qual janela o cursor irá editar (caso contrário, teríamos um resultado indesejado).

O evento draw do objeto jan_mplayer é responsável por mostrar todos os itens da janela, organizando-os de forma mais fácil.

Código:
draw_set_font(lucida)
draw_set_halign(0)
draw_set_valign(1)
draw_sprite_ext(sprite_index,image_single,x,y,1,1,0,c_white,image_alpha)

if escolhe=1 {
mostra_nick=global.nick+cursor } else
mostra_nick=global.nick

if escolhe=2 {
mostra_ip=global.seuip+cursor } else
mostra_ip=global.seuip

if escolhe=3 {
mostra_conectar=global.conectar+cursor } else
mostra_conectar=global.conectar

draw_text_color(jan_mplayer.x+28,jan_mplayer.y+30,mostra_nick,c_black,c_dkgray,c_black,c_black,image_alpha)
draw_text_color(jan_mplayer.x+28,jan_mplayer.y+68,mostra_ip,c_black,c_dkgray,c_black,c_black,image_alpha)
draw_text_color(jan_mplayer.x+28,jan_mplayer.y+108,mostra_conectar,c_black,c_dkgray,c_black,c_black,image_alpha)
No caso da variável cursor, o evento Alarm é responsável por alterar entre "|" e "" (vazio), se código é:

Código:
switch t=0
{
  case 0:{cursor="|" t=0} break;
  case 1:{cursor="" t=1} break;
}
alarm[0]=5
Ele alterna a variável t, e para o resultado 0, mostra o cursor, para o resultado 1, oculta.

E por fim, o evento Destroy, é responsável por destruir todos os objetos relacionados a janela, evitando problemas futuros.

Código:
with instance_nearest(x,y,botao_conectar) {
instance_destroy()}

with instance_nearest(x,y,botao_cancelar) {
instance_destroy()}

with instance_nearest(x,y,barra1) {
instance_destroy()}

with instance_nearest(x,y,barra2) {
instance_destroy()}

with instance_nearest(x,y,barra3) {
instance_destroy()}
O resultado final, creio eu, foi o melhor dos outros 2 exemplos, o botão ficou bem personalizado com coloração, com esse sistema é possível fazer, como eu já citei, a área onde será inserido o nome do jogador para adicionar em um highscore, ou no menu principal, uma janela pro jogador informar o nome, não sei, fica a critério.

[Tutorial] Janelas Dinâmicas III Resultadofinal

Fuzenrad
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 11
Fama Fama : 2

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos