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Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX

3 participantes

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Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX Empty Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX

Mensagem por VictorBG4 Sex Mar 09, 2012 11:20 am

[/center]Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX Imagenv
Aula de mapeamento feita por Sasuke003

Bem meus caros Coleguinhas, hoje iremos aprender com o tio sasuke, como podemos fazer uma cidadezinha bem ajeitada, para que os jogadores não reclamem "Po, que cidade grande demais.." ou por exemplo
"po, essa cazinha pequena por dentro é uma **** casa gigante la fora", então veremos como podemos alem de deixar a cidade bonita, deixa-la bem ajeitadinha, também teremos noções de espaço, ou seja, tamanho das casas
e suas proporções.

Vamos lá então?

Primeiro, como todos sabem, quando começamos um mapa novo fazemos o que?
Definimos seu tamanho: Largura x Altura
Irei deixar as minhas configurações assim:


Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX Foto_1
Foto 1

Agora que temos o tamanho do mapa, eu sempre começo meus mapas de um certo jeito, que é preenchendo todo o cenário.

Para quem não sabe preencher cenários, use o baldinho de tinta, que é este aqui:

http://h.imagehost.org/0752/Foto_02.jpg" alt="" />
Foto 2

Bem, quando preenchermos o mapa inteiro, ele ficará assim, deste modo:


Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX Foto_3
Foto 3

(O piso da cidade é escolha livre, mais eu realmente prefiro este aqui)

Depois disso, temos que colocar as paredes, os muros na nossa cidade, por que se não ia ficar mais parecendo uma vila não é mesmo? hahahah

Ela ficará assim:

Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX Foto_4
Foto 4

(se perceberem, eu uso uma partezinha da entrada, para colocar grama, para meio que mostrar que o char esta chegando do mapa mundo)


Dica Importante:

Muitas pesoas pensam de vez em quando, se elas coloarem um milhão de casas, 10 mil casas, a cidade dele será grande. NÃO, isso só deixara o jogador mais confuso
e ele não saberá bem aonde ir... o segredo para deixar uma cidade grande ou pequena, é a formação da casa, onde postas, se bem juntinhas ou não, ou seja, aonde são bem postas.
Se o jogador vai lá "Vou fazer uma cidade 80x80 e colocar algumas casas" se ele colocar elas entre espaços muito largos, ficara muito estranho não acha?

Percebeu a diferença? se colocarmos as casas mais juntinhas, dará uma grande diferença, ou seja, ficará muito melhor ao invés delas serem separadas demais.

Voltando ao assunto...

Agora que muramos a cidade, colocamos o chão dela, vamos ao passo seguinte...

Teremos agora que colocar as casas, Caminhos, e rios (Pode haver uma fonte com uma nacente perto...)

Ela irá ficar assim:


Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX Foto_6
Foto 5

Bem, você ainda percebeu "mais o mapa ainda está vazio, sem nexo e tudo mais...", Claro, ainda não terminamos ele completamente...
Depois disso, depois de colocarmos as casas, vamos colocar alguns detalhes no mapa, que é colocar portas, colocar a ponte, se não o perssonagem não consegue passar pro outro lado não é mesmo? hehehe
Para vocês entenderem melhor, o mapa ficará assim:

Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX Foto_7
Foto 6

Entenderam bem como que é? demos uma leve detalhada no mapa, só para melhorarmos um pouco mais.
Mais ainda acha que seu mapa está sem sal, sem aquele temperinho?... também achei a mesma coisa.

Você percebeu, que quando coloca-se mais e mais detalhes, mais precisa mudar, mais precisa melhorar e diferenciar?
Então iremos diferenciar, para não deixarmos tão simples, veremos como mudaremos na próxima imagem, veja:

Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX Foto_8
Foto 7

Viu como deu um sal a mais no mapa? ficou bem legal não ficou?
Mais agora vamos aos detalhes finais, aonde finalizaremos o nosso mapa
Maios agente ja não termino caramba? eu ja coloquei as árvre e tudo mais... (Lado preguiçoso do sasuke003)
Caramba, por que você tem que sempre me atrapalhar? e Árvre? é Árvore seu ignorante... posso terminar o mapa? Obrigado (Lado trabalhador do Sasuke003)
Vamos ao Desfexo, o Grand Finale do nosso mapa, que é colocar os mínimos detalhes nele... ele ficará assim:

Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX Foto_9
Foto 8

Viu como ficou bem melhor com mais detalhes, não exagerados, mais bem mais detalhes, e com eventos? Não ficou uma belezinha?
Que tal vermos como Adam se sente no mapa novo, e bem estruturado?
Vamos ver ele no projeto:

Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX Foto_10
Foto 9

Parece que ele gostou eim? hehehe

E com isso, terminamos aqui mais uma Aula de mapeamento, que o tema desta vez foi sobre cidades, o próximo você pode escolher.
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Mensagem por FranMAD Sex Mar 09, 2012 1:00 pm

Bem explicado, Bonito (e uma quantidade de comedia pelo meio Razz)

+fama pela disponibilização.
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Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX Empty Re: Aula de mapeamento - Cidade básica RPGVX

Mensagem por _yoshi10 Sex Mar 09, 2012 1:07 pm

Um bom tutorial... mas eu mapeio de um jeito beeeeem diferente dele rsrsrs

Mais um pra biblioteca de tutos da MM Wink
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