Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!
Brasil G4mes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial de RGSS por RD #1

2 participantes

Ir para baixo

Tutorial de RGSS por RD #1 Empty Tutorial de RGSS por RD #1

Mensagem por RoBerto Ter maio 18, 2010 2:14 pm

Olá galera, estou tentando apresentar de algum jeito um tutorial decente meu sobre RGSS. Não sou lá o Anderson Porto, nem o Marlos Gama ou o Dodoop, mas mesmo assim vou tentar, hehe.
É proibida a reprodução parcial ou completa deste tutorial sem os devidos créditos. Ao postar este tutorial em algum local dê os créditos a mim

No começo, muita gente sofre até entender o que são objetos e variáveis, e acho que algumas vezes fica complicado porque o próprio criador do tutorial torna essas duas coisas bichos de sete cabeças. Então, vamos definir aí o que são objetos, inicialmente:
Objeto é o personagem, ou o item que o personagem carrega, ou a arma dele. Tudo isso aí são objetos.
Um lápis que você usa pra escrever na escola, ele é um objeto, que você aponta, quebra, enfia no olho do seu amigo quando fica com raiva ( Twisted Evil ), enfim, usa ele.
Aí, tudo o que você faz com ele se chama método. Tipo apontar, quebrar, escrever, enfiar no olho do seu amigo pentelho. Mas, os métodos a gente estuda depois, em outro dia quando eu ficar melhor em RGSS Embarassed

Agora, vamos às benditas variáveis

Conceito:

Variável é uma alocação na memória que tem função de gravar informações. Essa informação pode ser um número, um texto ou uma Matriz (será explicado mais na frente). Nessas variáveis podem ser feitas operações e têm infinitas utilizações diferentes.

Tipos de Variável:


*Local ou Normal:

Sua declaração não necessita de nenhum sinal extra. Esse tipo de variável é utilizado para pequenos cálculos, só funcionam dentro de uma única função (def - será explicado mais na frente).
Ex: var = 0


*de Classe:

Essa variável necessita de sinal @ (Arroba) para ser declarada, ela pode ser utilizada dentro de todo o script, mas apenas nele, dentro da classe em que foi criado.
Ex: @var = 0


*Global:
Necessita do sinal $ (Cifrão). Ela é uma variável utilizada para armazenar dados importantes, pois podem ser utilizada em todo o jogo, em qualquer script.
Ex: $var = 0

Tipos de Valores das Variáveis:


*Inteiro ou Numeral (Inter):


Nesse tipo a variável armazena um número inteiro, sem vírgula.
Ex: var = 5 / var = 16


*Decimal (Float):

A variável passa a ter valor de um número decimal, com vírgula. No RGSS a vírgula é expressa por um “.”(ponto).
Ex: var = 2.598 / var = 984.8495555959294


*Texto (String):

Este é um tipo interessante de variável, pois ele armazena caracteres, sempre se usa aspas (“”) para diferenciar-lo do resto do código.
Ex: var = “Oi! Tudo bem?” / var = “5” (mesmo sendo um número, está entre aspas. Então é texto.)


*Verdadeiro/Falso (Booleand):

Nesse tipo a variável só pode conter dois tipos de valores, o verdadeiro e o falso (true ou false).
Ex: var = true / var = false

Bom, pra primeira aula, é isso, explicando um pouco (bem pouco), o que são variáveis. Se você não entendeu alguma coisa e tem alguma dúvida, é só postar, não seja fresco (ui).

Leitura complementar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vari%C3%A1vel_(programa%C3%A7%C3%A3o)

Créditos: Eu, por tentar fazer alguma coisa sobre RGSS
Pioocara da MRM por me ajudar com uma crítica aí que me fez reformular o tópico.
LB, peguei o conceito de variáveis de aula dele, hehe

Talvez eu chegue a dar continuidade nas aulas, é questão de aprender um pouco mais sobre RGSS e também aprender a ensinar um pouco mais, XD
RoBerto
RoBerto
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 1381
Fama Fama : 98

http://www.sleopand.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial de RGSS por RD #1 Empty Re: Tutorial de RGSS por RD #1

Mensagem por Alisson bad Ter maio 18, 2010 4:57 pm

Muito bom RD, vc não é eles mas ta parecendo, com um tuto desses! Legal! Este tuto vai me ajudar e ajudar outras pessoas tbm!!
VLWZÂO!
Alisson bad
Alisson bad
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 373
Fama Fama : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos