HUD Simple V1.0
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HUD Simple V1.0
HUD Simple V1.0
Por Drizz
Baseado nas aulas sobre HUD do doodop
Introdução
Começei a ler algumas aulas sobre programação em RGSS. Uma que me chamou a atenção, foi as aulas de criação de HUD do doodop, começei a ler elas, e conssegui montar um HUD simples. É uma HUD simples, que fiz pelo template do doodop, isso é apenas, digamos um treinamento em scripts. Provavelmente você já deve ter visto muitas huds parecidas com essa, mas lembrando que estou apenas treinando. Por isso fiz algo tão simples e comum.
Usa a switch de ID 1 para ativar e desativar a HUD. Pode ser modificado facilmente no script.
Screenshot
Código
Imagens necessárias
(todas na pasta pictures)
Barra_Fundo
Barra_Hp
Barra_Sp
Ash_Face
Baseado nas aulas sobre HUD do doodop
Introdução
Começei a ler algumas aulas sobre programação em RGSS. Uma que me chamou a atenção, foi as aulas de criação de HUD do doodop, começei a ler elas, e conssegui montar um HUD simples. É uma HUD simples, que fiz pelo template do doodop, isso é apenas, digamos um treinamento em scripts. Provavelmente você já deve ter visto muitas huds parecidas com essa, mas lembrando que estou apenas treinando. Por isso fiz algo tão simples e comum.
Usa a switch de ID 1 para ativar e desativar a HUD. Pode ser modificado facilmente no script.
Screenshot
Código
- Código:
#Script criado por Drizz
#Baseado nas aulas sobre HUD do doodop
#Imagens retiradas das aulas sobre HUD do doodop
#
# Agradeço em especial a ele, pois estou aprendendo RGSS atraves
# de suas aulas
# Se quiser entrar em contato comigo: http://mastermaker.forumeiros.com
# Podem distribuir o script a vontade, mas por favor, deem créditos a mim
# e ao doodop
X = 0
Y = 0
Largura = 300
Altura = 200
class Hud < Window_Base
def initialize
super(X,Y,Largura,Altura)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.contents.font.name = "Tahoma"
self.opacity = 0
@ator = 0
refresh
end
def refresh
self.contents.clear
actor = $game_party.actors[0]
#Conteúdo:
draw_actor_hp_bar_1(actor, 40, 0)
draw_actor_sp_bar_1(actor, 40, 30)
draw_face(actor, 50, 90)
draw_actor_level(actor, 100, 60)
#Fim
if $game_switches[01] == true
self.visible = true
else
self.visible = false
end
if $scene.is_a?(Scene_Menu)
self.contents.clear
end
if $scene.is_a?(Scene_Battle)
self.contents.clear
self.visible = false
end
end
end
#Adiciona a janela a o mapa.
class Scene_Map
alias hud_main main
def main
@Hud = Hud.new
hud_main
@Hud.dispose
end
alias hud_update update
def update
hud_update
@Hud.update
@Hud.refresh
end
end
class Window_Base < Window
def draw_face (actor, x, y)
bitmap = RPG::Cache.picture(actor.name + "_face")
cw = bitmap.width
ch = bitmap.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x -cw / 2 , y - ch,bitmap, src_rect)
end
def draw_actor_hp_bar_1(actor, x, y)
back = RPG::Cache.picture("Barra_Fundo")
cw = back.width
ch = back.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, back, src_rect)
meter = RPG::Cache.picture("Barra_Hp")
cw = meter.width * actor.hp / actor.maxhp
ch = meter.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, meter, src_rect)
end
def draw_actor_sp_bar_1(actor, x, y)
back = RPG::Cache.picture("Barra_Fundo")
cw = back.width
ch = back.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, back, src_rect)
meter = RPG::Cache.picture("Barra_Sp")
cw = meter.width * actor.sp / actor.maxsp
ch = meter.height
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, meter, src_rect)
end
end
Imagens necessárias
(todas na pasta pictures)
Barra_Fundo
Barra_Hp
Barra_Sp
Ash_Face
Para que aparece a face do personagem que você deseja, você deve colocar o nome do personagem no database seguido do sufixo _Face na pasta pictures
FAQ
Confira se você ativou a Switch que faz a HUD aparecer.Por que a HUD não aparece?
Para modificar o ID da switch, modifique esta parte do script:
- Código:
if $game_switches[01] == true
Onde o número 01 deve ser substituido pela ID da switch desejada.
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