Tutorial Mapper - O básico
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Tutorial Mapper - O básico
Olá, bom dia! Primeiramente você deve saber que mapear todos conseguem, só precisa ter um certa noção de algumas coisas. Aqui vai tudo que você precisa saber para ser bom:
Noção de Espaço - Espaço... Você sempre precisa saber quanto o mapa está bom, pois o jogador não vai querer andar 100 Km de mapas só pra pegar algo, não é? Nem vai querer ficar num mapa pequenininho, e ainda ter que lutar contra um bando de monstros se tiver ABS*, não?
Noção de detalhes - Este daí é um dos mais importantes. Você tem que saber equilibrar a quantidade de detalhes, senão terá um mapa ou sem vida, ou cheio de coisas não necessárias.
Noção de Simetria - Isto é uma das coisas mais importantes, pois já vi muitos casos de mapas ruins porque eram quadrados, triangulares, retangulares, losangulares etc. Tente não fazer mapas muito geométricos, pois ficam feios demais.
Concordância - Isto é muito importante! Imagine uma cachoeira que cai pra cima. Impossivel, não? Tente não fazer isto, entre outras coisas, por exemplo: Uma ponte de terra debaixo de um rio, seria impossivel, não? Agora você já deve ter entendido. Tente não fazer isto.
Autotiles - Auto tiles? O que é isso? Bem... Você já deve saber o que é, mas agora vou só reforçar um pouquinho. Autotiler são pequenos tiles, que quando colocados no mapa podem se transformar em diferentes formas. Mas isso é fundamental: SEMPRE varie nos autotiles pelo mapa, senão o mapa ficará feio e sem vida.
Bem... Este foi a básico do mapeamentos. A parte de autotiles só vale para o XP, pois no VX, os mapas são feitos todos de autotiles. A teoria e o médio é isso, por enquanto tente treinar mapas deste jeito, e caso consiga, mande para mim.
(*) - ABS, é a abreviação de Action Battle System, que é um modo de batalha em tempo real. Este tipo de batalha é um dos mais difíceis de se explicar, mas vai aí: Imagine um mapa que quando você está passando, aparece um monstro e você tem que lutar com ele no mapa, sem ter que ir pra nenhum local específico. Este é um exemplo de ABS: https://mastermaker.forumeiros.com/scripts-rgss1-f7/mr-mo-abs-55-t445.htm
Aqui termina nossa aula, aprenda a mapear bem, outras coisinhas de boa, etc etc xD tchau. Depois eu mando a parte prática.
Tarefa: Faça um mapa qualquer, com todos estes detalhes. Mande para mim.
Noção de Espaço - Espaço... Você sempre precisa saber quanto o mapa está bom, pois o jogador não vai querer andar 100 Km de mapas só pra pegar algo, não é? Nem vai querer ficar num mapa pequenininho, e ainda ter que lutar contra um bando de monstros se tiver ABS*, não?
Noção de detalhes - Este daí é um dos mais importantes. Você tem que saber equilibrar a quantidade de detalhes, senão terá um mapa ou sem vida, ou cheio de coisas não necessárias.
Noção de Simetria - Isto é uma das coisas mais importantes, pois já vi muitos casos de mapas ruins porque eram quadrados, triangulares, retangulares, losangulares etc. Tente não fazer mapas muito geométricos, pois ficam feios demais.
Concordância - Isto é muito importante! Imagine uma cachoeira que cai pra cima. Impossivel, não? Tente não fazer isto, entre outras coisas, por exemplo: Uma ponte de terra debaixo de um rio, seria impossivel, não? Agora você já deve ter entendido. Tente não fazer isto.
Autotiles - Auto tiles? O que é isso? Bem... Você já deve saber o que é, mas agora vou só reforçar um pouquinho. Autotiler são pequenos tiles, que quando colocados no mapa podem se transformar em diferentes formas. Mas isso é fundamental: SEMPRE varie nos autotiles pelo mapa, senão o mapa ficará feio e sem vida.
Bem... Este foi a básico do mapeamentos. A parte de autotiles só vale para o XP, pois no VX, os mapas são feitos todos de autotiles. A teoria e o médio é isso, por enquanto tente treinar mapas deste jeito, e caso consiga, mande para mim.
(*) - ABS, é a abreviação de Action Battle System, que é um modo de batalha em tempo real. Este tipo de batalha é um dos mais difíceis de se explicar, mas vai aí: Imagine um mapa que quando você está passando, aparece um monstro e você tem que lutar com ele no mapa, sem ter que ir pra nenhum local específico. Este é um exemplo de ABS: https://mastermaker.forumeiros.com/scripts-rgss1-f7/mr-mo-abs-55-t445.htm
Aqui termina nossa aula, aprenda a mapear bem, outras coisinhas de boa, etc etc xD tchau. Depois eu mando a parte prática.
Tarefa: Faça um mapa qualquer, com todos estes detalhes. Mande para mim.
Tyriel- Membro
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Re: Tutorial Mapper - O básico
ainda nao chegou muito bem na aula,o basico também da aula de mapping é postar screens de tudo isso que você fez!
leia mais tutos anes de criar o seu,mas continue isto oque você está fazendo e chegará no ponto.
leia mais tutos anes de criar o seu,mas continue isto oque você está fazendo e chegará no ponto.
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