Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi
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Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi
[size=15pt]Nuvens 3D[/size]
Por : Leon(rpgmakervx.net)
Traduzido por : Quem será...(PedR0)
Por : Leon(rpgmakervx.net)
Traduzido por : Quem será...(PedR0)
Como criar nuvens 3D usando o photoshop ou Fireworks
Dificuldade : 2/5
Programa(s): Photoshop CS(nesse tutorial será usada a versão 7) ou Fireworks(eles poderão ser diferentes em alguns locais)
Este guia ira lhe ensinar como criar nuvens para seus jogos com efeitos de sombras para deixá-las em 3D
1) Crie uma nova imagem com essas configurações.Basicamente ajuste a imagem para a resolução 640 x 480
1) Agora você tem um fundo de cor branca.Então crie uma nova camada(Ctrl+Shift+N) ou por Layer>New>Layer(Camadas>Nova>Camada)
3) Nos não precisaremos do layer de fundo branco,por isso delete ele.Você pode clicar
com o botão esquerdo do mouse em cima da camada de fundo e escolher delete layer(deletar camada)
ou clicar na camada do fundo(com nome de background na imagem) e logo em seguida clicar no
ícone da lixeira.
Agora você tem a esquerda uma imagem com apenas um layer(camada)
(NOTA:Você pode perceber que o fundo esta com um padrão cinzento e branco agora)
4)Agora selecione a ferramenta brush(pincel
5)Agora selecione o tamanho para o brush(pincel) que você preferir.E escolhe um pincel suave com
45 pixels,porque ele e bom para trabalhar em uma imagem com resolução de 640 x 480.
(Nota:Para selecionar o tamanho do pincel você deve dar um clique com esquerdo no mouse
em qualquer lugar da imagem e escolher o tamanho e o tipo do pincel.)
Nota²: Teste diferentes pinceis apos você aprender como criar nuvens,assim você
poderá ter vários tipos de nuvens)
6)Escolha a cor preto,sim preto,sim é muito importante que você faça,porque é
realmente muito difícil ver branco sobre a transparência do photoshop,tem que ser um preto perfeito.
(Note: Para resetar para a cor preta no photoshop,pressione a tecla "D"
no seu teclado.)
7) Agora desenhe sua nuvens,não as faça muito perto uma da outra pois
pode encher sua tela com nuvens.(Você pode colocar um monte de nuvem e deixa-las
transparentes no Rpg Maker VX)
Agora inverta as cores(Ctrl+I) ou por Image>Adjustements>Invert(Imagem>Ajustes>Inverter)
Agora você tem nuvens brancas
9)Agora para adicionar as sombras para as nuvens,dê um duplo clique no layer1(camada 1)[a camada
onde as nuvens estiverem).Então selecione o check box(caixa de checagem) para a opção Drop Shadow(Sombra Projetada).O padrão de opacidade é 75%,eu gostei e vou deixar assim.
Agora eu vou usar 90 graus de angulo porque isso coloca a sombra diretamente dentro da nuvem.
Então eu coloquei a distancia em 60 porque esta é uma boa distancia para o mapa mundi.Eu coloquei 0
no spread(Expansão) porque eu gostei do efeito de sombra desse jeito.Deixe em 10pixel o tamanho(size)
porque assim já esta muito bom!
(Nota: Você pode experimentar com essas configurações para arquivar o efeito que você gostar)
Nota² :Continue atento a sua imagem enquanto você configura as mudanças)
Se você estiver satisfeito com suas nuvens pule para o próximo passo,se você ainda não esta,continue tentando.
10)Agora iremos deixar a nuvem 3D.Novamente de um duplo clique no Layer 1(Camada 1)
selecione o check button Bevel and Emboss(Chanfro e Entalho),agora escolha a profundidade
da nuvem,eu deixei em 100% porque ficou bom.
O tamanho(size) e suavização (soften) e por sua conta,mova a barra deslizante até obter um
bom efeito.
O angulo será o mesmo usado nas configurações da sombra projetada(Drop Shadow).
Nota: Sinta -se a vontade para modificar essas configurações e deixar como você quiser.
11): Agora iremos salvar,pressione CRTL+SHIFT+S ou vá em File > Save As...
Salve como PNG porque este formato tem boa qualidade e é suportado pelo RpgMaker XP,salve
na pasta "Fogs" porque ela será usada como fog.
Nota: A pasta Fogs fica na pasta Graphics do seu projeto
12) Agora abra o RpgMaker XP,abre seu jogo,abre o DataBase(Banco de Dados,vá para a aba Tileset,no
lado direito selecione o tileset do mapa mundi,agora clique sobre a opção Gráfico de Nevoa: e selecione a imagem
que você salvou).Agora mude em opacidade o quanto você deseja que sua nuvem seja tenha de transparência,ou
deixe em 255 para não mudar em nada a transparência dela.
Deixe o Blend)Sintecidade em Normal,e agora você pode definir as posições X e Y,e por ultimo
a velocidade que você quer que as nuvens se movam.
Resultado no jogo:
Notas do Tradutor:
Olá povo,cansei nessa tradução viu,pois esse originalmente foi feito como imagem(que esta anexada a essa mensagem).
E uma dica,esse tutorial também pode ser utilizado para RMVX,é só você criar um documento com 544 x 416,e seguir os outros passos ,mas quando chegar no passo 12 em vez de você colocar a imagem como Fog,você pode colocá-la como Picture,ou se tiver
usando algum script que permite usar fog,usar como fog ^~
Eu classifiquei o tutorial como para todos os RpgMakers,pois da pra exibir as nuvens em forma de pcitures se não for possivel
usar fogs.
Eu tbm fiz uma nuvem para vocês verem como ficou no jogo (fiz pro RMVX,pq o XP não e meu forte xp)
- Spoiler:
Agora somente a nuvem pra quem quiser usar ela:
- Spoiler:
Espero que façam bom proveito!!
Re: Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi
Meu deus, muito bom, dá um efeito muito bom, parabéns, mais um ponto de fama ;D
Re: Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi
ficou muito rox mano legal pa car****!!
Alisson bad- Membro
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