Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!
Brasil G4mes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi

4 participantes

Ir para baixo

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi Empty Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi

Mensagem por PedR0 Sáb Jul 11, 2009 6:17 pm

[size=15pt]Nuvens 3D[/size]
Por : Leon(rpgmakervx.net)
Traduzido por : Quem será...(PedR0)


Como criar nuvens 3D usando o photoshop ou Fireworks
Dificuldade : 2/5
Programa(s): Photoshop CS(nesse tutorial será usada a versão 7) ou Fireworks(eles poderão ser diferentes em alguns locais)

Este guia ira lhe ensinar como criar nuvens para seus jogos com efeitos de sombras para deixá-las em 3D




1) Crie uma nova imagem com essas configurações.Basicamente ajuste a imagem para a resolução 640 x 480

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi 43259642ms2





1) Agora você tem um fundo de cor branca.Então crie uma nova camada(Ctrl+Shift+N) ou por Layer>New>Layer(Camadas>Nova>Camada)

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi 87832024dv7





3) Nos não precisaremos do layer de fundo branco,por isso delete ele.Você pode clicar
com o botão esquerdo do mouse em cima da camada de fundo e escolher delete layer(deletar camada)
ou clicar na camada do fundo(com nome de background na imagem) e logo em seguida clicar no
ícone da lixeira.
Agora você tem a esquerda uma imagem com apenas um layer(camada)

(NOTA:Você pode perceber que o fundo esta com um padrão cinzento e branco agora)

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi 39023301qd5





4)Agora selecione a ferramenta brush(pincel

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi 77061609zk3





5)Agora selecione o tamanho para o brush(pincel) que você preferir.E escolhe um pincel suave com
45 pixels,porque ele e bom para trabalhar em uma imagem com resolução de 640 x 480.

(Nota:Para selecionar o tamanho do pincel você deve dar um clique com esquerdo no mouse
em qualquer lugar da imagem e escolher o tamanho e o tipo do pincel.)
Nota²: Teste diferentes pinceis apos você aprender como criar nuvens,assim você
poderá ter vários tipos de nuvens)

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi 92190088rs8





6)Escolha a cor preto,sim preto,sim é muito importante que você faça,porque é
realmente muito difícil ver branco sobre a transparência do photoshop,tem que ser um preto perfeito.
(Note: Para resetar para a cor preta no photoshop,pressione a tecla "D"
no seu teclado.)

7) Agora desenhe sua nuvens,não as faça muito perto uma da outra pois
pode encher sua tela com nuvens.(Você pode colocar um monte de nuvem e deixa-las
transparentes no Rpg Maker VX)

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi 31091928yz2





CoolAgora inverta as cores(Ctrl+I) ou por Image>Adjustements>Invert(Imagem>Ajustes>Inverter)
Agora você tem nuvens brancas

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi 37917053ll9





9)Agora para adicionar as sombras para as nuvens,dê um duplo clique no layer1(camada 1)[a camada
onde as nuvens estiverem).Então selecione o check box(caixa de checagem) para a opção Drop Shadow(Sombra Projetada).O padrão de opacidade é 75%,eu gostei e vou deixar assim.
Agora eu vou usar 90 graus de angulo porque isso coloca a sombra diretamente dentro da nuvem.
Então eu coloquei a distancia em 60 porque esta é uma boa distancia para o mapa mundi.Eu coloquei 0
no spread(Expansão) porque eu gostei do efeito de sombra desse jeito.Deixe em 10pixel o tamanho(size)
porque assim já esta muito bom!

(Nota: Você pode experimentar com essas configurações para arquivar o efeito que você gostar)
Nota² :Continue atento a sua imagem enquanto você configura as mudanças)

Se você estiver satisfeito com suas nuvens pule para o próximo passo,se você ainda não esta,continue tentando.

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi 89789120nl3

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi 58940364da4


10)Agora iremos deixar a nuvem 3D.Novamente de um duplo clique no Layer 1(Camada 1)
selecione o check button Bevel and Emboss(Chanfro e Entalho),agora escolha a profundidade
da nuvem,eu deixei em 100% porque ficou bom.
O tamanho(size) e suavização (soften) e por sua conta,mova a barra deslizante até obter um
bom efeito.
O angulo será o mesmo usado nas configurações da sombra projetada(Drop Shadow).

Nota: Sinta -se a vontade para modificar essas configurações e deixar como você quiser.

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi 10bk3






11): Agora iremos salvar,pressione CRTL+SHIFT+S ou vá em File > Save As...
Salve como PNG porque este formato tem boa qualidade e é suportado pelo RpgMaker XP,salve
na pasta "Fogs" porque ela será usada como fog.
Nota: A pasta Fogs fica na pasta Graphics do seu projeto

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi 11he9





12) Agora abra o RpgMaker XP,abre seu jogo,abre o DataBase(Banco de Dados,vá para a aba Tileset,no
lado direito selecione o tileset do mapa mundi,agora clique sobre a opção Gráfico de Nevoa: e selecione a imagem
que você salvou).Agora mude em opacidade o quanto você deseja que sua nuvem seja tenha de transparência,ou
deixe em 255 para não mudar em nada a transparência dela.
Deixe o Blend)Sintecidade em Normal,e agora você pode definir as posições X e Y,e por ultimo
a velocidade que você quer que as nuvens se movam.




Resultado no jogo:

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi Nuvens3ddf9








Notas do Tradutor:
Olá povo,cansei nessa tradução viu,pois esse originalmente foi feito como imagem(que esta anexada a essa mensagem).
E uma dica,esse tutorial também pode ser utilizado para RMVX,é só você criar um documento com 544 x 416,e seguir os outros passos ,mas quando chegar no passo 12 em vez de você colocar a imagem como Fog,você pode colocá-la como Picture,ou se tiver
usando algum script que permite usar fog,usar como fog ^~
Eu classifiquei o tutorial como para todos os RpgMakers,pois da pra exibir as nuvens em forma de pcitures se não for possivel
usar fogs.


Eu tbm fiz uma nuvem para vocês verem como ficou no jogo (fiz pro RMVX,pq o XP não e meu forte xp)

Spoiler:

Agora somente a nuvem pra quem quiser usar ela:

Spoiler:


Espero que façam bom proveito!!
PedR0
PedR0
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 426
Fama Fama : 34

http://orkutwakn.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi Empty Re: Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi

Mensagem por VictorBG4 Sáb Jul 11, 2009 6:38 pm

Meu deus, muito bom, dá um efeito muito bom, parabéns, mais um ponto de fama ;D
VictorBG4
VictorBG4
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 1807
Fama Fama : 198

http://www.brasilg4mes.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi Empty Re: Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi

Mensagem por PedR0 Sáb Jul 11, 2009 7:07 pm

vlw mais como eu disse,só tive o trabalho de traduzir ^^
PedR0
PedR0
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 426
Fama Fama : 34

http://orkutwakn.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi Empty Re: Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi

Mensagem por Master of Death Sáb Jul 11, 2009 7:38 pm

muito bom
Master of Death
Master of Death
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 361
Fama Fama : 25

http://dungeonmakers.com.br/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi Empty Re: Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi

Mensagem por PedR0 Sex Jul 17, 2009 1:54 pm

vlw /o/
PedR0
PedR0
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 426
Fama Fama : 34

http://orkutwakn.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi Empty Re: Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi

Mensagem por Alisson bad Sex Jul 17, 2009 7:23 pm

ficou muito rox mano legal pa car****!!
Alisson bad
Alisson bad
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 373
Fama Fama : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi Empty Re: Tutorial fogs efeito 3D no mapa-mundi

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos