Dragon Scene Title
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Dragon Scene Title
Dragon Scene Title
por King Gerar
Um belo script que modifica a Title padrão do RMVX Ace. Ótimo para dar um toque na aparência de seu game.
A tela de título é feita através de imagens, por isso para que o código funcione corretamente é necessário que se faça o download das imagens de exemplo no link abaixo:
por King Gerar
Um belo script que modifica a Title padrão do RMVX Ace. Ótimo para dar um toque na aparência de seu game.
A tela de título é feita através de imagens, por isso para que o código funcione corretamente é necessário que se faça o download das imagens de exemplo no link abaixo:
Clique aqui para baixar!
Código
- Código:
#===============================================================================
# Dragon Scene Title
# Autor: King Gerar
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# Tela de título (Scene_Title) modificada, com a função "Press Start" e uma
# barrinha de "Loading". Todas as animações são compostas por imagens, portanto
# fique atento.
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# O módulo Title_Images guarda as imagens que serão usadas no Scene Title.
# Essas imagens devem estar na pasta Graphics/System de seu projeto.
#===============================================================================
module Title_Images
TitleBackground = "Title-Background"
TitleName = "Title-NameTitle"
TitlePressStart = "Title-PressStart"
TitleNewGame = "Title-NewGame"
TitleContinue = "Title-Continue"
TitleQuit = "Title-Quit"
TitleLoadingBorder = "Title-LoadGameBox"
TitleLoadingBar = "Title-LoadBar"
end
#===============================================================================
# Modificações erradas abaixo pode provocar o mal ou o não funcionamento do
# script.
#===============================================================================
class Scene_Title < Scene_Base
include Title_Images
#-----------------------------------------------------------------------------
# Criação do Background.
#-----------------------------------------------------------------------------
def create_background
@background = Sprite.new
@background.bitmap = Cache.system(TitleBackground)
center_sprite(@background)
@background.z = 1
end
def dispose_background
@background.bitmap.dispose
@background.dispose
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Criação das imagens de Press Start.
#-----------------------------------------------------------------------------
def create_press_start
@press_start = Sprite.new
@press_start.bitmap = Cache.system(TitlePressStart)
center_sprite(@press_start)
@press_start.z = 100
@press_start2 = Sprite.new
@press_start2.bitmap = Cache.system(TitlePressStart)
center_sprite(@press_start2)
@press_start2.z = 101
@press_start2.visible = false
end
def dispose_press_start
@press_start.bitmap.dispose
@press_start.dispose
end
def dispose_press_start2
@press_start2.bitmap.dispose
@press_start2.dispose
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Criação da imagem do Nome/Logo.
#-----------------------------------------------------------------------------
def create_name_project
@name_project = Sprite.new
@name_project.bitmap = Cache.system(TitleName)
center_sprite(@name_project)
@name_project.opacity = 0
@name_project.z = 200
end
def dispose_name_project
@name_project.bitmap.dispose
@name_project.dispose
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Criação da imagem das Opções.
#-----------------------------------------------------------------------------
def create_options_img
@options_img = Sprite.new
@options_img2 = Sprite.new
if continue_enabled
@options_img.bitmap = Cache.system(TitleContinue)
@options_img2.bitmap = Cache.system(TitleContinue)
else
@options_img.bitmap = Cache.system(TitleNewGame)
@options_img2.bitmap = Cache.system(TitleNewGame)
end
@options_img.x += 125
@options_img.y = 0
@options_img.opacity = 0
@options_img.z = 250
@options_img2.x -= 125
@options_img2.y = 0
@options_img2.opacity = 0
@options_img2.z = 251
end
def dispose_options_img
@options_img.bitmap.dispose
@options_img.dispose
end
def dispose_options_img2
@options_img2.bitmap.dispose
@options_img2.dispose
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Barra de Loading.
#-----------------------------------------------------------------------------
def create_loading_box
@loading_box = Sprite.new
@loading_box.bitmap = Cache.system(TitleLoadingBorder)
center_sprite(@loading_box)
@loading_box.opacity = 0
@loading_box.z = 200
end
def create_loading_bar
@loading_bar = Sprite.new
@loading_bar.bitmap = Cache.system(TitleLoadingBar)
@loading_bar.opacity = 0
@loading_bar.x = 24
@loading_bar.y = 361
@loading_bar.zoom_x = 0.00
@size_bar1 = 0.00
@size_bar2 = 200.00
@size_bar_final = 0.00
@loading_bar.z = 100
end
def dispose_loading_box
@loading_box.bitmap.dispose
@loading_box.dispose
end
def dispose_loading_bar
@loading_bar.bitmap.dispose
@loading_bar.dispose
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Inicialização do processo da Scene Title.
#-----------------------------------------------------------------------------
def start
super
@press_button = false
@press_button_move = false
@eneabled_options = false
@show_name_project = false
@change_options = false
@loading = false
SceneManager.clear
Graphics.freeze
create_background
create_press_start
create_name_project
create_options_img
create_loading_box
create_loading_bar
create_command_window
play_title_music
end
def update
super
@press_start.visible = false if Graphics.frame_count % 18 == 0 && @press_button == false
@press_start.visible = true if Graphics.frame_count % 36 == 0 && @press_button == false
if @press_button == false
if Input.trigger?(:C)
Sound.play_ok
@press_button = true
@press_button_move = true
@press_start2.visible = true
@press_start2.opacity = 255
end
end
if @press_button_move == true
if @press_start.x <= 400
@press_start.x += 4
@press_start.opacity -= 15
@press_start2.x -= 4
@press_start2.opacity -= 15
else
@press_start.visible = false
@press_start2.visible = false
@press_button_move = false
@show_name_project = true
end
end
if @show_name_project == true
if @name_project.opacity < 255
@name_project.opacity += 5
else
@eneabled_options = true
@show_name_project = false
end
end
if @eneabled_options == true
if @options_img.x >= 0
@options_img.x -= 5
@options_img.opacity += 10
@options_img2.x += 5
@options_img2.opacity += 10
else
@options_img.x = 0
@options_img2.visible = false
@command_window.visible = true
@command_window.activate
@change_options = true
@eneabled_options = false
end
end
if @change_options == true
if @command_window.index == 0
@options_img.bitmap = Cache.system(TitleNewGame)
end
if @command_window.index == 1
@options_img.bitmap = Cache.system(TitleContinue)
end
if @command_window.index == 2
@options_img.bitmap = Cache.system(TitleQuit)
end
end
if @loading == true
if @name_project.opacity > 0
@name_project.opacity -= 5
@options_img.opacity -= 5
else
if @loading_box.opacity < 255
@loading_box.opacity += 15
else
@loading_bar.opacity = 255
if @size_bar_final <= 1.00
@size_bar1 += 1.00
@size_bar_final = @size_bar1 / @size_bar2
@loading_bar.zoom_x = @size_bar_final
else
DataManager.setup_new_game
fadeout_all
$game_map.autoplay
SceneManager.goto(Scene_Map)
end
end
end
end
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Aquisição da velocidade de transição
#-----------------------------------------------------------------------------
def transition_speed
return 60
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Finalização do processo
#-----------------------------------------------------------------------------
def terminate
super
SceneManager.snapshot_for_background
dispose_background
dispose_press_start
dispose_press_start2
dispose_name_project
dispose_options_img
dispose_options_img2
dispose_loading_box
dispose_loading_bar
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Movimento do sprite para o meio da tela
# sprite : sprite a ser movido
#-----------------------------------------------------------------------------
def center_sprite(sprite)
sprite.ox = sprite.bitmap.width / 2
sprite.oy = sprite.bitmap.height / 2
sprite.x = Graphics.width / 2
sprite.y = Graphics.height / 2
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Criação da janela de comando
#-----------------------------------------------------------------------------
def create_command_window
@command_window = Window_TitleCommand.new
@command_window.set_handler(:new_game, method(:command_new_game))
@command_window.set_handler(:continue, method(:command_continue))
@command_window.set_handler(:shutdown, method(:command_shutdown))
@command_window.deactivate
@command_window.opacity = 0
@command_window.contents_opacity = 0
@command_window.visible = false
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Fechamento da janela de comando
#-----------------------------------------------------------------------------
def close_command_window
@command_window.close
update until @command_window.close?
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Comando [Novo Jogo]
#-----------------------------------------------------------------------------
def command_new_game
@loading = true
close_command_window
# DataManager.setup_new_game
# fadeout_all
# $game_map.autoplay
# SceneManager.goto(Scene_Map)
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Comando [Continuar]
#-----------------------------------------------------------------------------
def command_continue
close_command_window
SceneManager.call(Scene_Load)
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Comando [Sair]
#-----------------------------------------------------------------------------
def command_shutdown
close_command_window
fadeout_all
SceneManager.exit
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Executar música de título
#-----------------------------------------------------------------------------
def play_title_music
$data_system.title_bgm.play
RPG::BGS.stop
RPG::ME.stop
end
#-----------------------------------------------------------------------------
# Aquisição do estado de habilitação de continuação
#-----------------------------------------------------------------------------
def continue_enabled
DataManager.save_file_exists?
end
end
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