Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Brasil G4mes
Registre-se para ter acesso total à todas as seções do fórum!
Jogue, brinque e o mais importante, divirta-se!
Brasil G4mes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Medir a Distância Entre os Eventos

3 participantes

Ir para baixo

Como Medir a Distância Entre os Eventos Empty Como Medir a Distância Entre os Eventos

Mensagem por Édipo 13 Qua Ago 08, 2012 5:29 pm

Como Medir Distâncias
por Édipo 13

Olá, pessoal! Esse tuto ensina a medir quantos tiles de distância há entre eventos ou localizações pré-definidas.
Eu aprendi com o EdJr da Reino RPG a idéia de "como fazer uma condição: evento tocou outro evento", mas acabei descobrindo que ele só mediu a distância de um evento e outro. Quando dava X e Y, um igual a zero e outro igual a 1 ou -1, é porque a distância entre eles zerava (se for X e Y igual a zero, significa que um evento está sobre o outro, e não encostado).
Enfim, é muito simples:

Crie quatro variáveis (uma X e uma Y para cada evento).
Use o comando de variáveis para substituir o valor de cada uma pela coordenada de seu evento (exemplo: Variável "Coor. X Evento1" deve ser substituída pelo valor de Coordenada X do Evento1).
Diminua uma da outra conforme a coordenada. Exemplo:
"Coor. X Evento1" - "Coor. X Evento2" = Distância X dos dois eventos.
"Coor. Y Evento1" - "Coor. Y Evento2" = Distância Y dos dois eventos.
Já acabou. O único detalhe que falta é aquele comentado lá encima, de que se X e Y forem iguais a zero significa que um está sobre o outro, e não encostado. Para que estejam encostados, uma das distâncias deve ser 0 e a outra deve ser 1 ou -1.

Agora é só usar a criatividade...
Colocar condições do tipo "se a distância X entre Evento1 e Evento2 é igual a 2 ou -2 e Y igual a 13, então tal monstro vai aparecer" em eventos de Processo Paralelo. É só usar condições, variáveis, switchs, etc...

Também funciona com o próprio personagem e com localizações pré-definidas (tipo, ao invés de substituir a variável pelo valor de um evento, substitui-lá por um valor escolhido por você).

Enfim, ficou bem longo para algo tão simples... Exemplos práticos incluem meus sistemas de IA Avançada em Corridas, Sistema de Spawner e alguns eventos do jogo Aventuur. ^^

Valeu, pessoal!
Édipo 13
Édipo 13
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 423
Fama Fama : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Como Medir a Distância Entre os Eventos Empty Re: Como Medir a Distância Entre os Eventos

Mensagem por _yoshi10 Qui Ago 09, 2012 8:37 am

Li pela primeira vez mas nao tinha entendio, agora li de novo e vi q eu ja criei um sistema assim... era de futebol, beeeem antigo, postei na RMB e nao tenho mais Sad

Eu achei mto bom o tutorial! Parabens (:
_yoshi10
_yoshi10
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 1915
Fama Fama : 73

http://www.popclicks.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Medir a Distância Entre os Eventos Empty Re: Como Medir a Distância Entre os Eventos

Mensagem por MEjoao Sex Ago 10, 2012 4:04 pm

Legal, agora da pra fazer um jogo de Puzzle com mais precisão.
MEjoao
MEjoao
Membro
Membro

Mensagens Mensagens : 569
Fama Fama : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Como Medir a Distância Entre os Eventos Empty Re: Como Medir a Distância Entre os Eventos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos