De Drag and Drop para GML: Aba "Move"
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De Drag and Drop para GML: Aba "Move"
Move Fixed:
Essa função serve para direcionar um objeto em uma certa direção e velocidade determinada pela
pessoa.
Código:
- Código:
motion_set(direção,velocidade)
Exemplo:
- Código:
if keyboard_check(vk_up) //Se a tecla cima for pressionada
{
motion_set(090,5) //Mova-se para cima com uma velocidade de 5
}
Move Free:
Essa tem quase a mesma função do que a de cima, só que nessa você define só a direção do objeto.
Código:
- Código:
direction = número da direção
Exemplo:
- Código:
direciton = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y) //A direção do objeto é a posição do mouse
image_angle = direction //O ângulo da imagem do objeto equivale a sua direção
Move Towards:
Essa função faz com que o objeto vá até um certo ponto na room em uma velocidade, tudo
determinado pela pessoa.
Código:
- Código:
move_towards_point(x,y,velocidade)
Exemplo:
- Código:
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,5)
Speed Horizontal:
Essa função faz com que o objeto mova-se na horizontal numa velocidade definida pela pessoa. Se o
valor for negativo o objeto moverá para a esquerda, caso contrário o mesmo moverá para a direita.
Código:
- Código:
hspeed = velocidade
Exemplo:
- Código:
if keyboard_check(vk_left)
{
hspeed -=12
}
Speed Vertical:
Essa função faz com que o objeto mova-se na vertical numa velocidade definida pela pessoa. Se o
valor for negativo o objeto moverá para cima, caso contrário o mesmo moverá para baixo.
Código:
- Código:
vspeed = velocidade
Exemplo:
- Código:
if keyboard_check(vk_up)
{
vspeed -=12
}
Set Gravity:
Essa função serve para determinar a gravidade do objeto e sua direção. Geralmente usam essa função
para fazer jogos de plataforma.
Código:
- Código:
gravity = ativar gravidade
gravity_direction = direção da gravidade
Exemplo:
- Código:
if place_free(x,y+1) //Se o objeto estiver livre de colisões 1 pixel abaixo
{
gravity = true
gravity_direction = 270
}
Reverse Horizontal:
Essa função serve para inverter a direção do objeto na horizontal.
Código:
- Código:
hspeed = -hspeed
Exemplo: (Evento: Collisio with: obj_bloco)
- Código:
hspeed = -hspeed
Reverse Vertical:
Essa função serve para inverter a direção do objeto na vertical.
Código:
- Código:
vspeed = -vspeed
Exemplo: (Evento: Collisio with: obj_bloco)
- Código:
vspeed = -vspeed
Set Friction:
Essa função serve para determinar a fricção do objeto. O valor serve como efeito de desaceleração/aceleração.
Código:
- Código:
friction = valor da lentidão
Exemplo: (Evento: Create)
- Código:
friction = 0.3 //Valor da lentidão da fricção é 0.3
Jump to Position:
Essa função serve para fazer o objeto seguir uma posição determinada pela pessoa através de
coordenadas(x e y). Geralmente essa função é usada para fazer movimentos de jogos Top - Down.
Código:
- Código:
x = posição X
y = posição Y
Exemplo:
- Código:
if keyboard_check(ord("W")) then y-=5 //Se a tecla W for pressionada, então mova-se 5 pixels àcima
if keyboard_check(ord("S")) then y+=5 //Se a tecla S for pressionada, então mova-se 5 pixels àbaixo
if keyboard_check(ord("A")) then x-=5 //Se a tecla A for pressionada, então mova-se 5 pixels à esquerda
if keyboard_check(ord("D")) then x+=5 //Se a tecla W for pressionada, então mova-se 5 pixels à direita
Jump to Start:
Essa função serve para fazer o objeto ir para sua posição inicial.
Código:
- Código:
x = xstart
y = ystart
Exemplo:
- Código:
if score <= 0 //Se os pontos forem menores ou iguais à 0
{
x = xstart //Sua posição X atual será a inicial
y = ystart //Sua posição Y atual será a inicial
}
Jump to Random:
Essa função serve para fazer o objeto ir para uma posição aleatória da room.
Código:
- Código:
move_random(grade X,grade Y)
Exemplo:
- Código:
if lives -=1 //Se 1 vida for tirada
{
move_random(32,32) //Mova-se para uma posição aleatória na grade 32
}
Align to Grid:
Essa função serve para fazer o objeto alinhar-se à grade da room. O valor dela é determinado pela
pessoa.
Código:
- Código:
move_snap(grade X,grade Y)
Exemplo:
- Código:
SE ALGUÉM CONSEGUIR ME DAR UM EXEMPLO DESSA FUNÇÃO, ACEITO A AJUDA!
Wrap Screen:
Bom, eu não sei explicar direito essa função, se alguém quiser me ajudar eu aceito. O efeito é bem
legal, testem e vocês verão.
Código:
- Código:
move_wrap(horizontal,vertical,margem)
Exemplo: (Evento: Outside Room)
- Código:
move_wrap(0,0,1)
margem: Argumento desconhecido.
Move to Contact:
Essa função serve para fazer o objeto procurar manter contato com algum objeto numa certa direção,
seja normal ou sólido.
Código:
- Código:
move_contact_all(direção,distância máxima) //Para objetos normais
move_contact_solid(direção,distância máxima) //Para objetos sólidos
Exemplo: (Evento: Collision with: obj_bloco)
- Código:
move_contact_solid(direction,12) //Contato com objetos sólidos na direção atual
speed = 0
Bounce:
Essa função serva para fazer o objeto quicar quando colidir com algum outro objeto. A precisão do
efeito é determinada pela pessoa.
Código:
- Código:
move_bounce_all(precisão) //Para objetos normais
move_bounce_solid(precisão) //Para objetos sólidos
Exemplo: (Evento: Collision with: obj_bloco)
- Código:
move_bounce_solid(1) //"Quique" com precisão
Set Path:
Essa função serve para que o objeto siga um path.
Código:
- Código:
path_start(nome do path,velocidade,endacation,absolute)
Exemplo:
- Código:
path_start(pth_movimento,false,false) //Siga o path: pth_movimento
valores deles.
End Path:
Essa função serve para parar o path que o objeto está seguindo.
Código:
- Código:
path_end() //Pare de seguir o path.
Exemplo:
- Código:
if speed >=20 //Se a velocidade for maior ou igual a 20
{
path_end() //Pare de seguir o path
}
Path Position:
Essa função serve para determinar a posição do path.
Código:
- Código:
path_position = posição
Exemplo: Indisponível
Path Speed:
Essa função serve para determinar a velocidade em que o objeto vai seguir o path.
Código:
- Código:
path_speed = velocidade
Exemplo:
- Código:
if lives = 2 //Se o número de vidas for igual a 2
{
path_speed = 20 //Velocidade em que o objeto vai seguir o path é 20
}
Step Towards:
Essa função serve para o objeto mover-se para um ponto da room numa certa velocidade.
Código:
- Código:
action_linear_step(x,y,velocidade)
Exemplo:
- Código:
if global.balas <=0 //Se o número de balas for menor ou igual a 0
{
action_linear_step(obj_recarregar.x,obj_recarregar.y,10) //Vá até o obj_recarregar numa velocidade de 10
}
Step Avoiding:
Essa função serve para o objeto mover-se para um ponto da room numa certa velocidade e desviando
de objetos.
Código:
- Código:
action_potential_step(x,y,velocidade,sólidos) //No campo "sólidos" coloque true se quiser que o
objeto só desvie de objetos sólidos, caso contrário coloque false.
Exemplo:
- Código:
if global.balas <= 0 //Se o número de balas for menor ou igual a 0
{
action_potential_step(obj_recarregar.x,obj_recarregar.y,10,true) //Vá até o obj_recarregar desviando de objetos sólidos
}
Créditos: Primeiramente a mim, por ter feito o tutorial, e ao Isaias, eu peguei as imagens do tutorial dele, estava com preguiça de recortar todos os ícones! x-D
Até o próximo tutorial pessoal!
makeriniciante- Membro
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Re: De Drag and Drop para GML: Aba "Move"
puuuxa, bem grandinho mesmo igual tu falou xD
dps vo dar uma olhadinha pra ver se consigo fazer no meu GM, aprender de pouco em pouco coisas do GM é muito bom *---*
+fama
dps vo dar uma olhadinha pra ver se consigo fazer no meu GM, aprender de pouco em pouco coisas do GM é muito bom *---*
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Knuckles- Administrador
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