Persistência de Variáveis e Switchs
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Persistência de Variáveis e Switchs
Persistência de variáveis e switches
por br_lemes
É permitido, livre de quaisquer ônus, usar, copiar, modificar e/ou
distribuir cópias deste script, desde que seja mantido este aviso.
NÃO HÁ QUALQUER GARANTIA, USE POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO.
Introdução
Este script permite definir variáveis e switches que vão manter o seu valor mesmo quando reiniciar o jogo (game over), escolher um novo jogo, ou continuar um jogo diferente. Os valores serão salvos (se tornarão persistentes) automaticamente ao salvar o jogo, ao dar game over ou manualmente ao chamar o método "persist_save".
Características
Funciona em ambos, RPG Maker XP e VX, sem alterações é só colar acima de main e rodar;
Permite que variáveis e switches definidos por você mantenha o valor mesmo ao reiniciar o jogo.
Screenshots
Não possui efeitos visuais perceptíveis por screenshots.
Como usar
Cole o script acima de Main. E coloque a lista de variáveis e switches no local indicado.
Demo
Não é necessário, mas se quiser um exemplo do que se pode fazer, veja:
Sistema de Recordes
Script
por br_lemes
É permitido, livre de quaisquer ônus, usar, copiar, modificar e/ou
distribuir cópias deste script, desde que seja mantido este aviso.
NÃO HÁ QUALQUER GARANTIA, USE POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO.
Introdução
Este script permite definir variáveis e switches que vão manter o seu valor mesmo quando reiniciar o jogo (game over), escolher um novo jogo, ou continuar um jogo diferente. Os valores serão salvos (se tornarão persistentes) automaticamente ao salvar o jogo, ao dar game over ou manualmente ao chamar o método "persist_save".
Características
Funciona em ambos, RPG Maker XP e VX, sem alterações é só colar acima de main e rodar;
Permite que variáveis e switches definidos por você mantenha o valor mesmo ao reiniciar o jogo.
Screenshots
Não possui efeitos visuais perceptíveis por screenshots.
Como usar
Cole o script acima de Main. E coloque a lista de variáveis e switches no local indicado.
Demo
Não é necessário, mas se quiser um exemplo do que se pode fazer, veja:
Sistema de Recordes
Script
- Spoiler:
- Código:
=begin
Persistência de variáveis e switches
por br_lemes
É permitido, livre de quaisquer ônus, usar, copiar, modificar e/ou
distribuir cópias deste script, desde que seja mantido este aviso.
NÃO HÁ QUALQUER GARANTIA, USE POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO.
=end
# Este script permite definir variáveis e switches que vão
# manter o seu valor mesmo quando reiniciar o jogo (game over),
# escolher um novo jogo, ou continuar um jogo diferente.
# Os valores serão salvos (se tornarão persistentes)
# automaticamente ao salvar o jogo, ao dar game over ou manualmente ao
# chamar o método "persist_save".
# O objetivo é permitir implementar um HighScore ou outras coisas
# que sua imaginação permitir.
$RMVX = $TEST != nil
# Coloque a lista de ID das variáveis e switches aqui
$PERSIST_VARIABLES = [2, 5]
$PERSIST_SWITCHES = []
$PERSIST_NAME = $RMVX ? "persist.rvdata" : "persist.rxdata"
def persist_save
persist_data = [{},{}]
for i in 0..$PERSIST_VARIABLES.size - 1
persist_data[0][i] = $game_variables[$PERSIST_VARIABLES[i]]
end
for i in 0..$PERSIST_SWITCHES.size - 1
persist_data[1][i] = $game_switches[$PERSIST_SWITCHES[i]]
end
save_data(persist_data, $PERSIST_NAME)
end
def persist_load
return if !FileTest.exist?($PERSIST_NAME)
persist_data = load_data($PERSIST_NAME)
for i in 0..$PERSIST_VARIABLES.size - 1
$game_variables[$PERSIST_VARIABLES[i]] = persist_data[0][i]
end
for i in 0..$PERSIST_SWITCHES.size - 1
$game_switches[$PERSIST_SWITCHES[i]] = persist_data[1][i]
end
$game_map.refresh
end
class Scene_Title
alias persist_command_new_game command_new_game
def command_new_game
persist_command_new_game
persist_load
end
end
if $RMVX
class Scene_File
alias persist_do_save do_save
def do_save
persist_do_save
persist_save
end
alias persist_do_load do_load
def do_load
persist_do_load
persist_load
end
end
else
class Scene_Load
alias persist_on_decision on_decision
def on_decision(filename)
persist_on_decision(filename)
persist_load
end
end
class Scene_Save
alias persist_on_decision on_decision
def on_decision(filename)
persist_on_decision(filename)
persist_save
end
end
end
class Scene_Gameover
alias persist_main main
def main
persist_save
persist_main
end
end
Créditos
br_lemes, por criar o script
Édipo 13, por trazê-lo para a Master Maker
Édipo 13- Membro
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