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HUD Simple V1.0

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HUD Simple V1.0 Empty HUD Simple V1.0

Mensagem por VictorBG4 Ter Dez 22, 2009 10:15 am

HUD Simple V1.0


Por Drizz
Baseado nas aulas sobre HUD do doodop

Introdução

Começei a ler algumas aulas sobre programação em RGSS. Uma que me chamou a atenção, foi as aulas de criação de HUD do doodop, começei a ler elas, e conssegui montar um HUD simples. É uma HUD simples, que fiz pelo template do doodop, isso é apenas, digamos um treinamento em scripts. Provavelmente você já deve ter visto muitas huds parecidas com essa, mas lembrando que estou apenas treinando. Por isso fiz algo tão simples e comum.
Usa a switch de ID 1 para ativar e desativar a HUD. Pode ser modificado facilmente no script.

Screenshot

HUD Simple V1.0 Printdaminhahud

Código

Código:
#Script criado por Drizz
#Baseado nas aulas sobre HUD do doodop
#Imagens retiradas das aulas sobre HUD do doodop

#  Agradeço em especial a ele, pois estou aprendendo RGSS atraves
#  de suas aulas
#  Se quiser entrar em contato comigo: http://mastermaker.forumeiros.com
#  Podem distribuir o script a vontade, mas por favor, deem créditos a mim
#  e ao doodop


X = 0
Y = 0
Largura = 300
Altura = 200
class Hud < Window_Base
  def initialize
      super(X,Y,Largura,Altura)
      self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
      self.contents.font.name = "Tahoma"
      self.opacity = 0
      @ator = 0
      refresh
    end

  def refresh
    self.contents.clear
   
actor = $game_party.actors[0]

#Conteúdo:     
draw_actor_hp_bar_1(actor, 40, 0)
draw_actor_sp_bar_1(actor, 40, 30)
draw_face(actor, 50, 90)
draw_actor_level(actor, 100, 60)

#Fim 
if $game_switches[01] == true
self.visible = true
else
self.visible = false
end
    if $scene.is_a?(Scene_Menu)
      self.contents.clear
    end
    if $scene.is_a?(Scene_Battle)
      self.contents.clear
      self.visible = false
    end
  end
end
#Adiciona a janela a o mapa.
class Scene_Map
  alias hud_main main
  def main
    @Hud = Hud.new
    hud_main
    @Hud.dispose
  end
  alias hud_update update
  def update
    hud_update
    @Hud.update
    @Hud.refresh
  end
end

class Window_Base < Window
def draw_face (actor, x, y)
  bitmap = RPG::Cache.picture(actor.name + "_face")
  cw = bitmap.width
  ch = bitmap.height
  src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
  self.contents.blt(x -cw / 2 , y - ch,bitmap, src_rect)
 end 
 
 def draw_actor_hp_bar_1(actor, x, y)
  back = RPG::Cache.picture("Barra_Fundo")   
  cw = back.width 
  ch = back.height
  src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)   
  self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, back, src_rect)
  meter = RPG::Cache.picture("Barra_Hp")   
  cw = meter.width  * actor.hp / actor.maxhp
  ch = meter.height
  src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
  self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, meter, src_rect)
  end
 
  def draw_actor_sp_bar_1(actor, x, y)
  back = RPG::Cache.picture("Barra_Fundo")   
  cw = back.width 
  ch = back.height
  src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)   
  self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, back, src_rect)
  meter = RPG::Cache.picture("Barra_Sp")   
  cw = meter.width  * actor.sp / actor.maxsp
  ch = meter.height
  src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
  self.contents.blt(x + 65, y - ch + 30, meter, src_rect)
 end

  end


Imagens necessárias
(todas na pasta pictures)

Barra_Fundo
HUD Simple V1.0 Imgbarfundo

Barra_Hp
HUD Simple V1.0 Imgbarhp



Barra_Sp
HUD Simple V1.0 Imgbarsp

Ash_Face
HUD Simple V1.0 Ashface

Para que aparece a face do personagem que você deseja, você deve colocar o nome do personagem no database seguido do sufixo _Face na pasta pictures

FAQ

Por que a HUD não aparece?
Confira se você ativou a Switch que faz a HUD aparecer.

Para modificar o ID da switch, modifique esta parte do script:
Código:
if $game_switches[01] == true

Onde o número 01 deve ser substituido pela ID da switch desejada.
VictorBG4
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